Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012
Conscientização e cultura entre Paulo Freire e os movimentos de cultura popular no início dos anos 60 no Brasil
Bruno Botelho Costa
E-mail: brunobcosta2010@gmail.com
RESUMO
Este artigo analisa elementos centrais na pedagogia elaborada por Paulo Freire nas suas primeiras obras, em particular os conceitos de conscientização e cultura. Objetivamos elucidar nossa análise à luz das proposições filosóficas de cunho educativo forjadas na mobilização política popular ocorrida nas primícias dos anos 60 no Brasil e seus efeitos na educação popular. Partimos da perspectiva segundo da qual os conceitos de conscientização e de cultura formam neste momento da reflexão e produção freirianas um binômio articulador das matrizes filosóficas e finalidades pedagógicas de sua proposta educacional, para a qual também buscamos trazer e em certo sentido contrapor a visão que desses conceitos tiveram outros educadores igualmente vinculados aos movimentos de cultura popular, que propuseram na época radicais mudanças no âmbito da Educação e cujas proposições (deles e de seus movimentos) muitas vezes caíram em profundo esquecimento. Os resultados esperados da nossa análise permitem, com o resgate ainda que parcial dessa história da educação popular, mostrar como, não obstante a particular contribuição de Freire a seu respeito, como elaborador, sistematizador metodológico e divulgador, a conscientização se constituiu em palavra geradora de diversas propostas educacionais produzidas por um leque ampliado de agentes educacionais, autores da mobilização social que empreendeu uma gama de experiências nas quais Freire fora um de muitos partícipes e contribuintes.
Palavras-chave: Conscientização. Cultura. Freire. Movimentos de Cultura Popular. Educação Popular.
ABSTRACT
This paper analyzes the central elements in the pedagogy developed by Paulo Freire in his early works, particularly the concepts of awareness and culture. We aimed to clarify our analysis in light of philosophical propositions with an educational forged in popular political mobilization occurred in the first fruits of 60 years in Brazil and its effects on popular education. We start from the perspective according to which the concepts of awareness and culture form at this time of reflection and production freirianas articulator of a binomial matrices philosophical and educational purposes of his educational proposal, for which we also seek to bring some sense and counteract the view that these educators also had other concepts linked to the movements of popular culture, which at the time proposed radical changes within the Education and whose propositions (them and their movements) often fell into a deep oblivion. The expected results of our analysis help with the rescue of even partial history of popular education, show how, despite the particular contribution of Freire about you, as developer, publisher and systematizing methodology, awareness was formed in word generating various educational proposals produced by an expanded range of educational agents, authors of social mobilization has undertaken a range of experiments in which Freire was one of many participants and contributors.
Keywords: Awareness. Culture. Freire. Movement of Popular Culture. Popular Education.
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