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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Juventude e privação de liberdade:  formação como desafio na pedagogia social

 

 

Cândida Andrade de Moraes XavierI; Augusto Cesar Rios LeiroII

IMestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. Professora Substituta da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador, E-mail: candida29moraes@gmail.com
IIDoutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB, E-mail: cesar.leiro@ig.com.br

 

 


RESUMO

Trata-se de um recorte de pesquisa desenvolvida no período de 2009 e 2011, na ambiência do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB.  O presente estudo elege o jovem como sujeito, a pesquisa qualitativa como fio condutor metodológico e a política de formação como desafio estratégico. Diante dos altos índices de jovens brasileiros cumprindo medidas socioeducativas, é relevante investigar e debater o fazer pedagógico em escolas localizadas nas unidades de internação, um direito dos jovens previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). A comunicação em tela discute experiências pedagógicas de professores e professoras que atuam na educação de jovens em privação de liberdade e tomam o CASE em Salvador (na Fundação de Apoio à Criança e ao Adolescente da Bahia) e a Fundação CASA em São Paulo (na escola formal da unidade de internação de jovens) como campos empíricos de investigação. Fundamentada nos pressupostos da pesquisa qualitativa e utilizando narrativas com professoras e professores de Salvador e São Paulo, o estudo de caso assume uma perspectiva contrastativa e elege como categorias teóricas principais a pedagogia social e a sociologia da juventude. O estudo em questão analisou a relação entre violência, culturas juvenis e escola, a fim de melhor compreender os caminhos e propostas socioculturais para juventude em situação de vulnerabilidade social. Ficou evidente no estudo a necessidade de uma política de formação para os professores e professoras que atuam neste segmento, tendo em vista o desafio emancipatório das juventudes em situação de privação de liberdade.

Palavras-chave: Juventude. Pedagogia Social e Privação de Liberdade.


ABSTRACT

This is a research outline developed between 2009 and 2011, in the ambience of the Graduate Program in Education and the Contemporary UNEB. This study chooses the young as a subject, qualitative research methodology as a guide and training policy as a strategic challenge. Given the high rates of young Brazilians fulfilling educational measures, it is important to investigate and discuss the teaching in schools located in inpatient units, a right of young people under the Child and Adolescent (Law 8.069/90). This communication discusses the screen educational experiences of teachers and teachers who work in youth deprived of their freedom and take the CASE in Salvador (the Foundation for Support of Children and Adolescents in Bahia) and the Foundation House in Sao Paulo (in the formal school the unit for young people) as empirical research fields. Based on the assumptions of qualitative research using narratives with teachers and teachers of Salvador and São Paulo, the case study assumes a perspective contrastativa and elects major theoretical categories: social pedagogy and sociology of youth. The present study examined the relationship between violence, youth cultures and school in order to better understand the ways and proposals for youth in socio-cultural situation of social vulnerability. It was evident in the study the need for a policy of training for teachers and teachers who work in this segment, given the challenge of emancipating youth in a situation of deprivation of liberty.

Keywords: Youth. Education and Social Deprivation of Liberty.


 

 

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