4, v.1Juventude e privação de liberdade: formação como desafio na pedagogia socialA educação escolar no contexto prisional à luz das representações dos presos: um estudo de caso da penitenciária de Uberlândia/MG author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Juventude: se correr o bicho pega...

 

 

Candido Alberto Gomes; Ivar Oliveira de Vasconcellos; Diogo Acioli Lima

Trabalho da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília, à qual os autores são afiliados

 

 


RESUMO

A crise econômica iniciada em 2008 agrava a situação da juventude como grupo vulnerável. A geração mais escolarizada e preparada enfrenta o desemprego e a pobreza desiludindo-se ante a escola como elevador social, no momento em que a população mundial, inclusive a do Brasil, envelhece. Desvanecidas as esperanças, a educação escolar perde vários esteios, prenunciando a necessidade de profundas mudanças. Nesse sentido, cabe uma perspectiva da educação como um todo, em vez da visão da escola nos termos da modernidade.

Palavras-chave: Juventude. Demografia. Desemprego. Sociologia da Educação.


ABSTRACT

The economic crisis started in 2008 contributes negatively for becoming the youth a vulnerable group. The most qualified generation, having reached the highest average level of schooling, faces unemployment, poverty and disillusionment in relation to school as a social elevator. This happens when the world population is progressively older, including the Brazilian one. Vanished hopes mean that schooling has lost important support, situation conducive to deep change. As a result, it is necessary a new perspective of education as a whole, instead of the modernity's perspective of the school.

Keywords: Youth. Demography. Unemployment. Sociology of Education.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

BARRÈRE, Anne. L'éducation buissonnière: quand les adolescents se forment par eux-mêmes. Paris : Armand Colin, 2011.

BROWN, Phillip; LAUDER, Hugh; ASHTON, David. The global auction: the broken promises of education, jobs and incomes. Oxford e Nova Iorque: Oxford University Press, 2011.

CALIMAN, Geraldo. A Pedagogia Social na Itália. SOUZA NETO, Clemente de et al. (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, FAPESP, Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília, 2009. p. 51-60.

CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social: contribuições para a evolução de um conceito.  SILVA, Roberto da et al. (Orgs.). Pedagogia social : contribuições para uma teria geral da educação social. São Paulo: Expressão e Arte, Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília, 2011, v. 2. p. 236-259.

CARRANCO, Rebeca; ANDREU, Jerónimo. Los nuevos pobres dan la cara. El Pais, Madri, 12 mar. 2012. Disponível em: <http://politica.elpais.com/politica/2012/03/12/nimileurista/1331585359_043731.html>. Acesso em: 12 mar. 2012.

CLARK, Burton R. Adaptação das organizações e valores precários. ETZIONI, Amitai (Org.). Organizações complexas. São Paulo: Atlas, 1978. p. 161-168.

COLEMAN, James S. The adolescent society: the social life of the teenager and its impact on education. Nova Iorque: The Free Press of Glencoe, 1963.

COLLINS, Randall. The credential society: an historical sociology of education and stratification. Nova Iorque: Academic, 1979.

CRESCE número de jovens no Brasil que não trabalha nem estuda. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 out. 2010. Disponível em:

<http://www1.folha.uol.com.br/mercado/816100-cresce-numero-de-jovens-no-brasil-que-nao-estuda-nem-trabalha.shtml>. Acesso em: 12 mar. 2012.

DORE, Ronald. The diploma disease: education, qualification and development. Berkeley: University of California Press, 1976. (acertei o espaçamento aqui)

DUBET, François, "Plus d'école" et après ? Enfances et Psy, Paris, n. 16, p. 21-26, 2001/4. DOI : 10.3917/ep.016.0021. Disponível em : <http://www.cairn.info/revue-enfances-et-psy-2001-4-page-21.htm>. Acesso em: 12 mar. 2012.

DUBET, François. Le déclin de l'institution. Paris: Éds. du Seuil, 2002.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

DURU-BELLAT, Marie. L'inflation scolaire: les désillusions de la méritocratie. Paris: Du Seuil, 2006.

FILMUS, Daniel. Estado, sociedad y educación en la Argentina de fin de siglo: proceso y desafíos. Buenos Aires: Troquel, 1996.

GOMES, Candido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. 4. ed. São Paulo: EPU, 2005.

GOMES, Candido Alberto. O Brasil e seus futuros. Brasília: SENAI-DN, 2010.

GOMES, Candido Alberto; LOPES, Rosilene Beatriz; LEAL, Helder Bueno. Juventude e inclusão social: a educação como base. GOMES, Candido Alberto (Org.). Juventude: possibilidades e limites. Brasília: UNESCO; UCB, 2011. p. 17-44.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1973.

INTERNATIONAL LABOUR OFFICE. Global employment trends 2012: preventing a deeper jobs crisis. Genebra: ILO, 2012.

LA GENERACIÓN "ni-ni" supera los 700 mil en la Argentina. Diario Uno, Mendoza, Argentina, 28 jul. 2011. Disponível em:

<http://www.diariouno.com.ar/edimpresa/2011/07/28/nota278053.html>. Acesso em: 12 mar. 2012.

PEUGNY, Camille. Le déclassement. Paris: Grasset, 2009.

PEUGNY, Camille. La montée du déclassement. Problèmes Politiques et Sociaux, Paris, La Documentation Française, Paris, n. 976, set. 2010.

PINTO, Ana Filipa. À rasca: retrato de uma geração. Lisboa: Planeta Manuscrito, 2011.

SALGUEIRO, Francisco. O fim da adolescência: diário de uma adolescente portuguesa. Lisboa: Oficina do Livro, 2010.

TOURAINE, Alain. Iguais e diferentes: poderemos viver juntos? Lisboa: Instituto Piaget, s/d. © original 1998.

THUROW, Lester C. The future of capitalism:how today’s economic forces shape tomorrow’s world.  Nova Iorque: W. Morrow & Co., 1996. Trad. Bras.: O futuro do capitalismo. Rio: Rocco, 1997.

VAL BLANCO, Enrique del. Generación "ni-ni". El Universal, México, DF, 19 ago. 2009.

Disponível em:< http://www.eluniversal.com.mx/editoriales/45283.html>. Acesso em: 12 mar. 2012.

WÄTCHER, Paola. Encuestas señalan que la generación "ni-ni" alcanza un 16% en Chile. La Tercera, Santiago do Chile, 30 jul. 2009. Disponível em:<http://latercera.com/contenido/741_162736_9.shtml>. Acesso em: 12 mar. 2012.

YONEZAWA, Susan; JOENS, Makeba; JOSELOWSKY, Francine. Youth engagement in high schools: developing a multidimensional, critical approach to improving engagement for all students. Journal of Educational Change, Dordrecht, Holanda, v. 10, n. 10, p. 191-209, maio 2009. #