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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Movimentos sociais e contribuições à formação política

 

 

Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella

Doutorado pela FEUSP na Área: Estado, Sociedade e Educação, E-mail: cileda.perrella@yahoo.com.br

 

 


RESUMO

Este texto é decorrente da minha tese de doutorado1 e tem por objetivo trazer elementos que contribuam com a discussão da formação política necessária à participação política em espaços democráticos de participação, sejam eles institucionalizados ou não. Admitindo  que essa formação se dá no mundo da vida, e que não se trata de uma formação escolarizada, sendo associada a diferentes processos participativos que estão intimamente ligados às lutas por direitos historicamente negados, entendemos que trazer as possibilidades de aprendizagens desenvolvidas a partir da participação nos movimentos sociais pode  nos ajudar a evidenciar a importância dessa formação que, não advindo da educação formal escolar, por ela deveria ser considerada, uma vez que traz importantes contribuições para a contínua luta por direitos. Com a abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada envolvendo análises teóricas e de entrevistas com conselheiros de escola, participantes e não participantes de movimentos sociais. Neste texto, destacamos importantes contribuições dos estudos desenvolvidos por Maria da Glória Gohn, Miguel Gonzalez Arroyo, Ilse Scherer-Warren, Rosero Garcez entre outros que tratam dos movimentos sociais e sua pedagogia como dotada de uma forma específica de manifestação que contribui para estudos e elaboração de políticas preocupadas com a formação política voltada à prática democrática.

Palavras-chave: Formação Política. Participação Política. Movimentos Sociais. Aprendizagens. Conselheiros.


ABSTRACT

This text is part of my doctoral dissertation and aims to bring elements that may contribute to the discussion of the political education necessary for political participation in democratic spaces of participation, whether institutionalized or not. Assuming that such training takes place in life, and that it is not an educated training, associated with different participatory processes that are closely linked to struggles for rights historically denied, we believe that bringing the possibilities of learning, developed from participation in social movements, can help us to highlight the importance of education, not emerging from formal education school, for it should be considered, since it brings important contributions to the ongoing struggle for rights. With the qualitative approach, the survey was conducted involving theoretical analysis and interviews with school counselors, who participate or not in social movements. In this paper we highlight important contributions of the studies developed by Maria da Gloria Gohn, Miguel Gonzalez Arroyo, Ilse Scherer-Warren, Rosero Garcez and others that deal with social movements and their pedagogy as having a specific form of manifestation that contributes to research and to the development of policies concerned with the political training aiming democratic practice.

Keywords: Political Education. Political Participation. Social Movements. Learning. Counselors.


 

 

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1 Tese intitulada "Formação e participação políticas de conselheiros de escola: o caso do município de Suzano – SP (2005-2009)" defendida em fevereiro de 2012 na Faculdade de Educação da USP.