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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Sociedade letrada contemporânea: inclusão de idosos em processo de alfabetização

 

 

Daniele Aparecida Azevedo de Araujo; Nadia Dumara Ruiz Silveira

IPedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pós-graduanda em Sócio-Psicologia (FESP-SP) e em Ética, Valores e Cidadania na Escola (USP/UNIVESP), Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Paulo, E-mail: danny.lee@uol.com.br
IIPedagoga, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Docente e pesquisadora da Faculdade de Educação e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), E-mail: ndrs@uol.com.br

 

 


RESUMO

Este estudo apresenta os resultados da pesquisa "Educação de Jovens e Adultos: o significado da alfabetização de pessoas idosas", resultante da identificação da problemática de que o analfabetismo constatado nos diferentes segmentos sociais, dentre eles o idoso, constitui-se num dos maiores desafios da sociedade em que vivemos. O objetivo desta investigação foi verificar as repercussões, no âmbito pessoal e social, do processo de alfabetização para pessoas idosas. A pesquisa de campo foi realizada em cinco instituições no município de São Paulo, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa, com a aplicação de questionários e realização de entrevistas com alunos idosos e seus respectivos professores. As entrevistas se pautaram em roteiro pré-definido, contendo questões relativas à identificação dos sujeitos e aos significados que atribuem a essa vivência escolar. Os resultados confirmam a hipótese inicial de que a alfabetização promove transformações significativas na vida dos idosos, tornando-os capazes de participar mais ativamente na sociedade com uma visão crítica da realidade, além de ampliar sua sociabilidade e fortalecer relações de amizade. A alfabetização como parte essencial do processo educacional integra o conjunto dos direitos fundamentais de todos os seres humanos e, ao incluir os idosos, possibilita o exercício da cidadania e sua inserção na sociedade letrada contemporânea.  

Palavras-chave: Educação. alfabetização. inclusão social. idosos.


ABSTRACT

This study presents the results of the research " Youth and Adult Education: the significance of literacy for older people", resulting from the identification of problems that illiteracy found in different social segments, including the elderly, constitutes a major challenge society in which we live. The objective of this investigation was to assess the impact on personal and social context, of the process of literacy for older people. The field research was conducted in five institutions in São Paulo, from a qualitative approach, with the use of questionnaires and interviews with older students and their teachers. The interviews were based on pre-defined script containing questions relating to the identification of individuals and the meanings they attach to the school experience. The results confirm the initial hypothesis that literacy promotes significant changes in the lives of older people, enabling them to participate more actively in society with a critical view of reality, and to expand their sociability and strengthen friendly relations. Literacy as an essential part of the educational process, include the group of  the fundamental rights of all humans, and to include the elderly, enables the exercise of citizenship and its place in contemporary literate society. 

Keywords: Education. literacy. social inclusion. elderly.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

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Referências

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