4, v.1Sociedade letrada contemporânea: inclusão de idosos em processo de alfabetizaçãoAs políticas sociais e a educação brasileira: a formação do pedagogo author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Ligações esquecidas: requisitos para uma pedagogia social latino-americana

 

Forgotten connections: requirements for a latin american social pedagogy

 

 

Danilo R. Streck

 

 


RESUMO

O título deste ensaio é inspirado num dos livros de Klaus Mollenhauer, uma das referências internacionais em Pedagogia Social. No livro Vergessene Zusammenhänge: Über Kultur und Erziehung (Ligações esquecidas: sobre cultura e educação) o autor argumenta que toda educação implica, por um lado, alargamento e enriquecimento por outro lado estreitamento e empobrecimento. O fato de a pedagogia haver se tornado um campo disciplinar próprio tende a promover o esquecimento de que a educação está vinculada com o sistema social, com as formas de vida desenvolvidas por determinadas culturas e com a organização econômica e política. A contribuição da pedagogia poderia estar em inserir com mais força as suas problematizações na conjuntura social e cultural.  A partir deste pressuposto, e em diálogo com Mollenhauer e outros autores, busco traçar alguns requisitos para a pedagogia social na América Latina: a sociedade como campo de ação pedagógica; a educação popular como perspectiva teórico-metodológica; a formação técnico-profissional baseada numa atitude inquiridora da realidade social e cultural das pessoas e dos grupos.

Palavras-chave: pedagogia social. educação popular. teoria pedagógica. Klaus Mollenhauer.


ABSTRACT

The title of this essay is inspired in a book written by Klaus Mollenhauer, one of the international references in social pedagogy. In the book "Vergessene Zusammenhänge: Über Kultur uns Erziehung" (Forgotten Connections: on Culture and Education) the author argues that all education implies, on one hand, expansion and enrichment, and, on the other hand, narrowing and impoverishment. By having turned itself into a disciplinary field of its own, pedagogy tends to forget that education is linked to the social system, to the ways of life developed by given cultures and by the economic and political organization of society.  Pedagogy could contribute by inserting more strongly its problematizations within the social and cultural context. Based on this presupposition, and in dialogue with Mollenhauer and other authors, I attempt to identify some requirements for a social pedagogy in Latin America: society as a field of pedagogical action; popular education as a theoretical-methodological perspective; professional-technical education based on an inquiring attitude about the social and cultural reality of persons and groups.

Key words: social pedagogy. popular education. educational theory. Klaus Mollenhauer.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1974.

DOWBOR, Ladislau. A reprodução social: Propostas para uma gestão descentralizada. Petrópolis: Vozes, 1998.

DUSSEL, Enrique. Ética da Libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis, Vozes, 2000.

FALS BORDA, Orlando. Una sociologia sentipensante para América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores y Clacso, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

MARTÍ, José. Educação em Nossa América: Textos selecionados. Organização e apresentação de Danilo R. Streck. Ijuí: Unijuí, 2007.

MELIÁ, Bartomeu. Educação guarani segundo os guarani. In: STRECK, Danilo R. (org). Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 37-54.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistêmica: Retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonalidad. Buenos Aires: Del Signo, 2010.

MOLLENHAUER, Klaus. Vergessene Zusammenhänge: Über Kultur und Erziehung. 2. Auflage. München: Juventa, 1985.

_______. Einführung in die Sozialpädagogik: Probleme und Begriffe der Jugendhilfe. Weinheim und Basel: Belt, 2001.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

______ (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: 'Um discurso sobre as ciências revisitado'. São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, Roberto da et alii. Pedagogia social: Contribuições para uma teoria geral da Educação Social. São Paulo: Expressão & Arte, 2011.

SOUZA NETO, João Clemente, SILVA, Robert e MOURA, Rogério. Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

STRECK, Danilo Romeu. Territórios de resistência e criatividade: reflexões sobre os lugares da educação popular. Currículo sem fronteiras, v. 12. N. 1, p. 185-198, JanAbr 2012.