Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012
Ligações esquecidas: requisitos para uma pedagogia social latino-americana
Forgotten connections: requirements for a latin american social pedagogy
Danilo R. Streck
RESUMO
O título deste ensaio é inspirado num dos livros de Klaus Mollenhauer, uma das referências internacionais em Pedagogia Social. No livro Vergessene Zusammenhänge: Über Kultur und Erziehung (Ligações esquecidas: sobre cultura e educação) o autor argumenta que toda educação implica, por um lado, alargamento e enriquecimento por outro lado estreitamento e empobrecimento. O fato de a pedagogia haver se tornado um campo disciplinar próprio tende a promover o esquecimento de que a educação está vinculada com o sistema social, com as formas de vida desenvolvidas por determinadas culturas e com a organização econômica e política. A contribuição da pedagogia poderia estar em inserir com mais força as suas problematizações na conjuntura social e cultural. A partir deste pressuposto, e em diálogo com Mollenhauer e outros autores, busco traçar alguns requisitos para a pedagogia social na América Latina: a sociedade como campo de ação pedagógica; a educação popular como perspectiva teórico-metodológica; a formação técnico-profissional baseada numa atitude inquiridora da realidade social e cultural das pessoas e dos grupos.
Palavras-chave: pedagogia social. educação popular. teoria pedagógica. Klaus Mollenhauer.
ABSTRACT
The title of this essay is inspired in a book written by Klaus Mollenhauer, one of the international references in social pedagogy. In the book "Vergessene Zusammenhänge: Über Kultur uns Erziehung" (Forgotten Connections: on Culture and Education) the author argues that all education implies, on one hand, expansion and enrichment, and, on the other hand, narrowing and impoverishment. By having turned itself into a disciplinary field of its own, pedagogy tends to forget that education is linked to the social system, to the ways of life developed by given cultures and by the economic and political organization of society. Pedagogy could contribute by inserting more strongly its problematizations within the social and cultural context. Based on this presupposition, and in dialogue with Mollenhauer and other authors, I attempt to identify some requirements for a social pedagogy in Latin America: society as a field of pedagogical action; popular education as a theoretical-methodological perspective; professional-technical education based on an inquiring attitude about the social and cultural reality of persons and groups.
Key words: social pedagogy. popular education. educational theory. Klaus Mollenhauer.
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