Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012
As políticas sociais e a educação brasileira: a formação do pedagogo
Débora CabreraI; Simone Ferreira da Silva Domingues
IMestranda em políticas sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul, E-mail: deboracabrera1@hotmail.com, Sob a orientação de Simone Ferreira da Silva Domingues, E-mail: simone.domingues@cruzeirodosul.edu.br
RESUMO
O presente artigo apresenta reflexões sobre o campo das políticas sociais e educacionais no Brasil, tendo como foco, a formação do pedagogo para atuar em espaços não-escolares, através das políticas de formação dos profissionais da educação, neste caso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, licenciatura, legitimada em 2006. Propõe também abordar o contexto das políticas educacionais dentro de diferentes teorias, apontando o papel do Estado, no que se refere à educação, objetivando o entendimento sobre a organização das políticas educacionais, iniciando a discussão dentro da apresentação dos conceitos das políticas públicas e sociais, do ponto de vista de algumas concepções teóricas e do contexto histórico voltado a educação dentro de uma prática social, realizada em espaços não-escolares.
Palavras-chave: Políticas. Profissionais da educação. Espaços não-escolares.
ABSTRACT
This article presents reflections on the field of social and educational policies in Brazil, focusing on the educator's training to work in non-school policies through training of education professionals, in this case, the National Curriculum Guidelines for pedagogy courses, degree, legitimized in 2006. It also proposes to address the policy context within different educational theories, pointing to the role of the state, with regard to education, aiming at understanding the organization of educational policies, initiating discussion within the presentation of the concepts of public and social policies, point of view of some theoretical concepts and historical context facing education within a social practice, held in non-school.
Keywords: Policies. Professional education. non-school spaces
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