Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012
Relações intergeracionais: compartilhando palavras escritas
Divina de Fátima dos SantosI; Nadia Dumara Ruiz SilveiraII
IPedagoga, Psicóloga, Psicodramatista, Psicopedagoga, Mestre em Gerontologia e Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), E-mail: divinafs@ig.com.br
IIPedagoga, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisadora da Faculdade de Educação e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), E-mail: ndrs@uol.com.br
RESUMO
Este trabalho resultou da realização de um estudo sobre o conteúdo de cartas, utilizadas como forma de comunicação entre idosos e crianças, visando verificar a forma de interação vivenciada entre eles e a identificar os significados desta troca. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas com idosos e nos dados coletados das cartas escritas por estudantes do curso da EJA (Educação de Jovens e Adultos) com idades variando entre 18 e 72 anos em fase de alfabetização e pelas crianças do ensino regular com idades entre 8 e 10 anos que frequentam uma das unidades da rede SESI-SP - Serviço Social da Indústria de São Paulo. A troca de cartas entre os estudantes ocorreu no período de 2008 e 2009. Foram selecionados 12 alunos como sujeitos da pesquisa, sendo seis idosos na condição de avós, com seus respectivos correspondentes, as seis crianças. Os assuntos abordados nas cartas deram abertura para inúmeras discussões. Os dados foram analisados e apresentados tendo como referência temas como: religiosidade, sonhos, as palavras certas, o mundo do trabalho e a aposentadoria, a alteridade, a comunicação pictográfica e por símbolos e a troca de olhares, todos igualmente envolventes, pois provocaram reflexões tanto por parte das crianças quanto por parte dos idosos. A análise dos dados, além de permitir a caracterização dos sujeitos envolvidos, aponta que a troca de cartas promove a interação dos estudantes e favorece o processo de mudança de atitudes e de construção de valores éticos importantes na vida escolar, familiar e social tanto dos idosos quanto das crianças participantes. As alterações ocorridas por meio dessas vivências podem propiciar ou facilitar um convívio mais saudável entre diferentes gerações no âmbito da escola e nos mais diferentes espaços sociais da vida cotidiana.
Palavras-chave: Relações Intergeracionais. Cartas e Comunicação. Coeducação entre gerações. Infância e Velhice.
ABSTRACT
This work is a study about the content of letters used as a means of communication between the elderly and children, analyzing the type of interaction experienced between them and identifying the meanings of this exchange. This is a qualitative study based on interviews with elderly and on data collected from letters written by students of adult education (Education for Youths and Adults) with ages ranging from 18 to 72 years in literacy process and the regular education children aged between 8 and 10 years who attended one of the units of the network SESI-SP - Social Service Industry of São Paulo. The exchange of letters between these students occurred during the years 2008 and 2009. Twelve students were selected as research subjects, six seniors on the condition of grandparents with their corresponding six children.The matters covered in the letters started several discussions. The data were analyzed and presented with reference to issues such as: religion, dreams, the right words, the world of work and retirement, the otherness, the pictographic communication, the communication by symbols and the exchange of glances, all equally compelling, because they caused reflections by both the children and the elderly. The analysis of the data makes it possible to determine the characteristics of the subjects involved and indicates that the exchange of letters promotes interaction among students, as well as the process of changing attitudes and building ethical values that are very important in school, family and social life of both the elderly and the participating children. The changes through these experiences can provide or facilitate a healthier coexistence between different generations within the school and the various social spaces of everyday life.
Keywords: Intergenerational Relations. Letters and Communication. Coeducation between generations. Childhood and Old Age.
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