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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Vulnerabilidade  na saúde sexual e reprodutiva de  adolescentes

 

 

Éder Ferreira de AraújoI,III; Ana Caroline RosembaumII, Ariella Fernanda ArrudaII; Renilda Rosa DiasIII

IDoutorando da Universidade de Santiago de Compostela
IIAcadêmicas do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Três Lagoas
IIIDocente (Orientador) Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Três Lagoas, E-mail: ederfaraujo@yahoo.com.br1 - rerodia@ig.com.br3

 

 


RESUMO

No presente estudo de natureza qualitativa, objetivamos levantar as necessidades de aprendizagem na saúde sexual e reprodutiva de um grupo de adolescentes. Trabalhamos com vinte e um sujeitos, de ambos os sexos e com idades entre quinze e dezessete anos. O cenário do estudo foi o CRASE (Coração de Mãe) no município de Três Lagoas, com alunos matriculados no projeto ProJovem Adolescentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação participante. A análise dos dados foi desenvolvida à luz do referencial da educação conscientizadora. Os resultados apontaram cinco temas geradores, sendo eles: conflitos e dificuldades no adolescer, falhas no esclarecimento de dúvidas sobre sexualidade, pressão dos pares para ficar e para transar, iniciação sexual precoce e risco de contrair DSTs e HIV/AIDS. As interpretações das falas mais significativas dos adolescentes permitiram considerar que é necessário trabalhar a autoestima e os conflitos psicológicos; que os pais/responsáveis, profissionais da educação e profissionais da saúde precisam se unir e responsabilizarem-se pela saúde sexual e reprodutiva destes; que apesar da socialização do adolescente ser necessária, é fundamental também o monitoramento para que os pares não exerçam influência na sexualidade destes; a iniciação precoce expõe à vulnerabilidades pela falta de experiência e imaturidade, o que requer educação sexual mais precoce também; o risco as DSTs e HIV/AIDS são evidentes, e apesar do conhecimento destes sobre a AIDS, eles ainda têm dúvidas sobre questões básicas. No entanto, é necessário criar estratégias educativas para a prevenção de agravos na saúde sexual e reprodutiva desses adolescentes. Partindo das necessidades de aprendizagem dos sujeitos, realizamos um processo educativo, com o foco no diálogo, na troca de experiências em grupo, e troca de saberes, influenciando na conscientização, para que os adolescentes possam exercer sua sexualidade livre de riscos. Ressalvamos ainda no que tange à educação sexual e reprodução, haver um longo caminho a ser percorrido, visto que esse grupo é apenas uma amostra, dos muitos adolescentes que precisam de orientação.

Palavras-chave: Aprendizagem. Sexualidade. Adolescente.


ABSTRACT

In this qualitative study, we aimed to raise the learning needs in sexual and reproductive health of adolescents. We work twenty-one individuals of both sexes and aged between fifteen and seventeen. The study setting was the backtick (Mother Heart) in the city of Pondicherry, with students enrolled in the project ProJovem Adolescents. Data were collected through interviews and participant observation. Data analysis was developed in light of the awareness education. The results showed five themes generators, which are: conflicts and difficulties in adolescence, failure to clarify doubts about sexuality, peer pressure to stay and to have sex, early sexual initiation and risk for STDs and HIV / AIDS. The interpretations of the most significant speeches of teenagers allowed to consider the need to work self-esteem and psychological conflicts, parents / guardians, education professionals and health workers need to unite and be accountable for sexual and reproductive health of these and that, although socialization of adolescents is needed, it is also important to monitor for the couple do not influence the sexuality of these, the early start exposes the vulnerabilities for lack of experience and immaturity, which requires sex education earlier also, the risk and STDs HIV / AIDS are evident, and despite the knowledge of those on AIDS, they still have doubts about basic issues. However, you must create educational strategies for disease prevention in sexual and reproductive health of adolescents. Based on the learning needs of individuals, we conducted an educational process, with the focus on dialogue, exchange of experiences in groups and exchange of knowledge, influencing the awareness so that young people can exercise their sexuality free of risks. We reaffirm yet when it comes to sex education and reproduction, there is a long way to go, since this group is just a sample of the many teenagers who need guidance.

Keywords: Learning. Sexuality. Teen.


 

 

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