4, v.1Adolescente em conflito com a lei: questões para a formação do educador socialSocial Education and relations with socio-educational specificities índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

As relações entre a pedagogia social e a educação popular no Brasil

 

 

Érico Ribas Machado

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista CNPq. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Social da USP, Email: ericormachado@yahoo.com.br

 

 


RESUMO

A dissertação intitulada A constituição da Pedagogia Social na realidade educacional brasileira, foi concluída em 2010 no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. A pesquisa teve como objetivo principal compreender o percurso histórico da Pedagogia Social no Brasil, seus fundamentos e suas relações com a Educação Popular. Este artigo propõe apresentar a novidade que apareceu no percurso de investigação que foi justamente identificar que as origens da Pedagogia Social no Brasil estão atreladas às origens da Educação Popular que, no início do século XX, possuíam um significado relacionado ao processo de democratização do ensino escolar para a população. Com o decorrer da história as áreas passam a ser conhecidas como perspectivas referentes aos processos educativos em diferentes contextos. Em relação aos fundamentos, identificaram-se proximidades entre as idéias de Paul Natorp, importante filósofo que embasou uma perspectiva de Pedagogia Social na Alemanha, e as idéias de Paulo Freire, que com sua teoria fundamenta a Educação Popular no Brasil.

Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Popular. Paulo Freire. Paul Natorp.


ABSTRACT

The dissertation entitled The Constitution of Social Pedagogy in the Brazilian education, was completed in 2010 at the Graduate Program in Education at the UFSC. The research aimed to understand the historical background of Social Pedagogy in Brazil, its foundations and its relations with the People's Education. This article aims to present the news that appeared in the course of investigation that was precisely identify the origins of Social Pedagogy in Brazil are linked to the origins of Popular Education, in the early twentieth century, had a meaning related to the democratization of school for the population. In the course of history areas become known as perspectives regarding the educational processes in different contexts. Regarding fundamentals, was identified nearby between the ideas of Paul Natorp, an important philosopher that based perspective of social pedagogy in Germany, and the ideas of Paulo Freire, who based with your theory the Popular Education in Brazil.

Keywords: Social Pedagogy. Popular Education. Paulo Freire. Paul Natorp.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.

QUINTANA CABANAS, José Maria. Antecedentes históricos de la educación social. In: PETRUS, Antonio. (org.). Pedagogía Social. Espanha: Ariel, 1997. p. 68 – 91.

CAMORS, Jorge. A Pedagogia Social na América Latina. In: SILVA, Roberto; NETO, João Clemente de Souza; MOURA, Rogério Adolfo. Pedagogia Social. Expressão e Arte Editora: São Paulo. p.109-130, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 2ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1969.

LUZURIAGA, Lorenzo. Pedagogia Social e Política. São Paulo: Cia Nacional, 1960.

MONARCHA, Carlos. A reinvenção da cidade e da multidão: dimensões da modernidade brasileira: a Escola Nova. São Paulo: Cortez, 1989.

MOURA, Rogério, NETO, João Clemente Souza e SILVA, Roberto da. (orgs). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão & Arte, 2009.

NATORP. Paul. Pedagogía Social: teoria de la educación de la voluntad. Madri: La Lectura, 1913.

NÚÑEZ, Violeta. El Lugar de La Educación frente a la asignación social de los destinos. In: MOLINA, José García (coord). De novo, la educación social. Madrid: Dykinson, 2003, p. 209-218.

PALUDO, Conceição. Educação popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrático e popular. Porto Alegre: Tomo, 2001.

PAIVA, Vanilda. Perspectivas e dilemas da educação popular. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

PÉCAUT, Daniel. Os intelectuais e a política no Brasil – entre o povo e a nação. São Paulo: Ática, 1999.

RIBAS MACHADO, Érico. A constituição da Pedagogia Social na realidade educacional brasileira. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis.

SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. 

SILVA, Roberto da. As bases científicas da Educação Não-Formal. In: MOURA, R., NETO, J. C. S. e SILVA, R. (orgs). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão & Arte Editora, 2009. p. 179 – 193. 

STRECK, Danilo. R. A educação popular e a (re) construção do público. Há fogo sob as brasas? In: Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 32. Rio de Janeiro, Mai/Ago. 2006.

XAVIER, Libânea Nassif. O Brasil como laboratório – educação e ciências sociais no projeto do centro brasileiro de pesquisas educacionais. Bragança Paulista: EDUSF, 1999.