Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012
As relações entre a pedagogia social e a educação popular no Brasil
Érico Ribas Machado
Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista CNPq. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Social da USP, Email: ericormachado@yahoo.com.br
RESUMO
A dissertação intitulada A constituição da Pedagogia Social na realidade educacional brasileira, foi concluída em 2010 no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. A pesquisa teve como objetivo principal compreender o percurso histórico da Pedagogia Social no Brasil, seus fundamentos e suas relações com a Educação Popular. Este artigo propõe apresentar a novidade que apareceu no percurso de investigação que foi justamente identificar que as origens da Pedagogia Social no Brasil estão atreladas às origens da Educação Popular que, no início do século XX, possuíam um significado relacionado ao processo de democratização do ensino escolar para a população. Com o decorrer da história as áreas passam a ser conhecidas como perspectivas referentes aos processos educativos em diferentes contextos. Em relação aos fundamentos, identificaram-se proximidades entre as idéias de Paul Natorp, importante filósofo que embasou uma perspectiva de Pedagogia Social na Alemanha, e as idéias de Paulo Freire, que com sua teoria fundamenta a Educação Popular no Brasil.
Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Popular. Paulo Freire. Paul Natorp.
ABSTRACT
The dissertation entitled The Constitution of Social Pedagogy in the Brazilian education, was completed in 2010 at the Graduate Program in Education at the UFSC. The research aimed to understand the historical background of Social Pedagogy in Brazil, its foundations and its relations with the People's Education. This article aims to present the news that appeared in the course of investigation that was precisely identify the origins of Social Pedagogy in Brazil are linked to the origins of Popular Education, in the early twentieth century, had a meaning related to the democratization of school for the population. In the course of history areas become known as perspectives regarding the educational processes in different contexts. Regarding fundamentals, was identified nearby between the ideas of Paul Natorp, an important philosopher that based perspective of social pedagogy in Germany, and the ideas of Paulo Freire, who based with your theory the Popular Education in Brazil.
Keywords: Social Pedagogy. Popular Education. Paulo Freire. Paul Natorp.
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