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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Educação Social e relações com especificidades socioeducativas

 

Social Education and relations with socio-educational specificities

 

 

Evelcy Monteiro Machado

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação, Professora do PPGE – UFPR, evelcymm@gmail.com

 

 


RESUMO

Este trabalho apresenta reflexões sobre a Educação Social e suas relações com especificidades socioeducativas como a educação sociocomunitária e a educação não-formal. Parte-se da discussão sobre contradições nas políticas sociais que se desenvolvem no contexto neoliberal e na globalização e se destaca o significado e a importância da participação do educador social/ pedagogo social comprometido com uma concepção de educação social que vise inserção e transformação social e que se aproprie dessa concepção como alternativa para implementar projetos de Educação Social. Para tanto foi necessário retomar a discussão da Educação Social como área socioeducativa que incorpora práticas, profissão, formação e profissionalização do educador e do pedagogo social e que se fundamenta na Pedagogia Social como campo teórico, de pesquisa e disciplina. Ressalta-se, na sequência, o momento e a visibilidade política da área com a tramitação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 5346/2009, que regulamenta a profissão do Educador Social.  Para concluir se destaca o grande desafio à Educação Social para assumir um papel integrador das diferentes especificidades socioeducativas construídas e consolidadas no país. A regulamentação da profissão do Educador Social pode se tornar o elo para o conhecimento, diálogo, aproximação e valorização do percurso histórico e de referências de significativas expressões do trabalho sócio educativo entre as quais a educação popular, a educação de adultos, a educação não-formal, a educação comunitária, a educação sociocomunitária e a educação do campo.

Palavras chave: Educação Social. participação. Pedagogia Social. especificidades socioeducativas


ABSTRACT

This paper presents reflections on Social Education and its relations with socio‑educational specificities, such as socio-community education and non‑formal education. It is developed from the discussion about contradictions in the social policies developed in the globalization and neoliberal context, and emphasizes the meaning and importance of the participation of the social educator/social pedagogue committed to a conception of social education that aims at social change and insertion and that makes use of such conception as an alternative to implement socio-educational projects. To this end, it was necessary to proceed with the discussion on Social Education as a socio‑educational area that incorporates practices, profession, formation and professionalization of the social pedagogue and educator and that is based on Social Pedagogy as a theoretical field of research and discipline. Then, we emphasize the moment and political visibility of the area with the proceeding in the National Congress of the bill 5346/2009, which regulates the profession of Social Educator. In conclusion, it is emphasized the great challenge to Social Education to assume an integrative role of the different socio-educational specificities built and consolidated in the country. The regulation of the profession of Social Educator may become the link to the knowledge, dialogue, approach and valorization of the historical background and references of significant expressions of the social-educational work, which includes popular education, adult education, non-formal education, community education, socio-community education and field education.

Keywords: Social Education. participation. Social Pedagogy. socio-educational specificities.


 

 

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