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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

A noite educa: saberes de experiência consolidados no trabalho sexual

 

 

Fabiana Rodrigues de SousaI; Maria Waldenez de OliveiraII

IDoutora em Educação – PPGE/UFSCar, E-mail: fabianalhp@yahoo.com.br
IIProfessora Doutora do PPGE/UFSCar, E-mail: dmwo@ufscar.br

 

 


RESUMO

Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa realizada durante curso de doutorado em educação com intuito de investigar saberes de experiência consolidados no exercício do trabalho sexual. Os aportes da Educação Popular corroboram o entendimento de que elaborar saberes a partir da experiência vivida e ensinar por meio do silêncio e de sua condição concreta de existência são características apresentadas por integrantes de diferentes grupos populares no movimento de educar e de educar-se. A referida investigação teve como participantes de pesquisa onze prostitutas que, então, prestavam serviços sexuais em casas noturnas da cidade de São Carlos/SP.  Por meio do diálogo com essas mulheres, buscamos compreender como elas se educam nas experiências vivenciadas no exercício do trabalho sexual. Para apreensão desse fenômeno foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: aproximação a campo, convivência, conversas com prostitutas e observação com posterior registro em diário de campo. A análise da pesquisa, bem como todo o processo de pesquisa, foi fruto do diálogo e convivência com as prostitutas e desvelou que, por meio da disponibilidade, da desconfiança e da resistência, essas mulheres desenvolvem distintos saberes, tais como enfrentar as adversidades, tecer vínculos de colaboração e solidariedade, lidar com a diversidade, soltar a puta que há dentro de si, isto é, questionar/transformar as convenções de gênero impostas às mulheres, realizar escolhas e implementar ações para atender suas necessidades, dar asas à imaginação, dentre outros.

Palavras-chave: Educação Popular. Saberes de Experiência. Trabalho Sexual.


ABSTRACT

This article presents results of a research conducted during the course of doctoral education in order to investigate knowledge of consolidated experience in the exercise of sex work. The contributions of Popular Education corroborate the view that knowledge to draw from the experience and teaching through silence and their conditions specific are characteristics of existence presented by members of different groups popular in the movement to educate and educate yourself. The research participants are prostitutes offering sexual services in nightclubs in the city of São Carlos/SP. Through dialogue with these women, we understand how they are educated in the experiences of sex work. To grasp this phenomenon was adopted the following methodological procedures: to approach, coexistence, conversations with prostitutes, observation and notes.  The analysis of research is result of dialogue and coexistence with prostitutes and unveiled that through the availability, distrust and resistance, these women develop different educational processes, such to facing adversity, weaving bonds of cooperation and solidarity, dealing with diversity, transforming gender conventions, make choices and implement actions to meet their needs, to get fancy, among others.

Keywords: Popular Education. Knowledge Experience. Sex Work.


 

 

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