4, v.1A noite educa: saberes de experiência consolidados no trabalho sexualO educador e sua contribuição para a (trans)formação da vida de jovens no programa educação para o trabalho author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Ações de incentivo à leitura e formação de leitores em estabelecimentos prisionais do Brasil: desafios e oportunidades

 

 

Fábio Aparecido MoreiraI; Roberto da SilvaII

IGraduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1996) e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). É componente do Grupo de Estudos em Educação em Regimes de privação da Liberdade (GEPÊPrivação), E-mail: fabiogeduc@usp.br
IIProfessor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, E-mail: kalil@usp.br, Home Page: www.usp.br/pedagogiasocial, No Skype ou Messenger: robsilvausp

 

 


RESUMO

O presente trabalho consiste em traçar um panorama mais atualizado em relação às práticas, espaços, projetos e programas de incentivo à leitura em estabelecimentos prisionais de diferentes regiões do Brasil. Considerando a Educação em seu sentido mais integral, o acesso, o incentivo e a formação de leitores tornam-se direito daqueles que perdem temporariamente sua liberdade, direito este sistematicamente violado pela até então incipiente política de Educação nas prisões do país, ainda em fase de consolidação, por meio do Plano Nacional de Educação em Estabelecimentos Penais, que preconiza que todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal devem elaborar e implementar seus respectivos Planos Estaduais. Nesse trabalho, originário de pesquisa realizada para o Ministério da Educação do Brasil em parceria com a Organizações dos Estados Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura, buscaremos evidenciar, com dados e informações levantados in loco, os aspectos que acometem a possibilidade de que o desenvolvimento do hábito leitor seja possibilitado pelas ações educacionais e culturais promovidas no interior das prisões brasileiras, já que as competências desenvolvidas por meio do hábito da leitura adquirem, para os prisioneiros, contornos especificamente importantes em relação a sua formação, ao contato familiar, à comunicação geral com o mundo externo e ao exercício daqueles direitos não atingidos pela sentença de condenação.

Palavras-chave: Política Educacional. Educação de Jovens e Adultos. Educação em Regimes de Privação da Liberdade. Sistema Penitenciário.


ABSTRACT

The present work is to give an overview over current on the practices, spaces, projects and programs to encourage reading in prisons in different regions of Brazil. Considering Education in its most comprehensive, access, training and encouragement from readers become the right of those who temporarily lose their freedom, a right to systematically violated by the emerging politics of education in the prisons of the country, still in consolidation phase through the National Plan for Education in Penal Establishments, which states that all Brazilian states and Federal District shall prepare and implement their State Plans. In this work originates from research conducted for the Ministry of Education of Brazil in partnership with the Organization of American States for Education Science and Culture, will seek to demonstrate, with data and information in situ, aspects that affect the possibility that the developing the habit reader is made ​​possible by educational and cultural activities promoted within Brazilian prisons, as the skills developed through the reading habit acquire, for the prisoners, outlines specifically important in relation to their training, family contact, communication general with the outside world and the exercise of those rights not affected by the judgment of conviction

Keywords: Education Policy. Education Youth and Adult, Education at Systems of Deprivation of Freedom, Prison System.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Unesp, 2006.

ADORNO, Sérgio. A prisão sob a ótica de seus protagonistas: itinerário de uma pesquisa. São Paulo: Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, nº 3, v.1-2, p. 7-40, 1991.

BORDINI, M e AGUIAR, V. T. A Formação do Leitor: Alternativas Metodológicas. 2ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRAUNSTEIN, Hélio Roberto. Mulher Encarcerada: trajetória entre a indignação e o sofrimento por atos de humilhação e violência. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1979

_________ . A importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez,1988.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Tradução: Ligia M. Pondé Vassalo. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.

FUNAP, Presídios e Educação. I Encontro de Monitores de Alfabetização de Adultos Presos do Estado de São Paulo. São Paulo: Funap, 1993.

GADOTTI, Moacir. Educação como Processo de Reabilitação. In: MAIDA J. D. (org.). Presídios e Educação. São Paulo: FUNAP, 1993. 

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. Tradução: Dante Moreira Leite. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.

JAUSS, Hans. A História da Literatura como provocação à Teoria Literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

KLEIMAN, A. Descrevendo a leitura. In: Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 2001;

LEME, José Antonio Gonçalves. A cela de aula: tirando a pena com letras. Uma reflexão sobre o sentido da educação nos presídios. Dissertação de Mestrado, Programa de Educação (Currículo), da PUC de São Paulo, 2002;

MOREIRA, Fábio. A política de Educação de Jovens e Adultos em regimes de Privação da Liberdade no Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado. São Paulo, Faculdade de Educação da USP, 2008;

PORTUGUES, Manoel Rodrigues. Educação de Adultos Presos: Possibilidades e contradições da inserção da educação escolar nos programas de reabilitação do Sistema Penal do Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação da USP, 2001.

                RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB; São Paulo: Ação Educativa, 2001. (Coleção Leituras do Brasil).

ROCHA, Luiz Carlos da. A prisão dos pobres. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia da USP, 1994.

ROJO, Roxane H. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

RUSCHE, Robson Jesus. (Org.). Educação de Adultos Presos: uma proposta metodológica. São Paulo: FUNAP, 1995.                 

SILVA, Roberto da. A eficácia sócio-pedagógica da pena da privação da liberdade. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação da USP, 2001.

SILVA, Roberto da; MOREIRA, Fábio. Objetivos educacionais e objetivos da reabilitação penal: o diálogo possível São Paulo: Revista Sociologia Jurídica, nº 03 - Julho-Dezembro/2006.

SYKES, Gresham M. The society of captives: a study of a Maximum Prison. New Jersey, Princeton University Press, 1999.

ZILBERMAM, R. EZEQUIEL, T.S (Org). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2005.