Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012
O educador e sua contribuição para a (trans)formação da vida de jovens no programa educação para o trabalho
Fatima Regina ColevateI; Maria Auxiliadora Bueno Andrade MegidII
IMestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas), E-mail: fati.regi@yahoo.com.br
IIProfessora Doutora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas)
RESUMO
O objeto de estudo desta pesquisa é o Programa Educação para o Trabalho realizado pelo Senac SP1 há quatorze anos. O curso foi escolhido em função dos resultados obtidos desde sua criação e pela relevância social que representa para jovens que o frequentam. São apresentados conceitos e diferentes visões da Educação Social, da Pedagogia Social e do Educador que atua no Programa Educação para o Trabalho e em Programas e projetos socioeducacionais. Buscou-se aprofundar tais conceitos em autores como Luzuriaga (1960) e Silva (2009) que abordam diferentes momentos da Pedagogia Social. A pesquisa tem por objetivo identificar as contribuições do Educador para a formação e transformação da vida de jovens que participam do Programa Educação para o Trabalho. A questão que norteia o presente estudo assim se configura: Pode a Educação Social, no caso do Programa Educação Para o Trabalho, configurar-se em ambiente complementar ao ensino escolar, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens com interesse pelo mercado de trabalho? A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa. Foram aplicados 136 questionários e realizadas 17 entrevistas com alunos, educadores e coordenadores do programa, visando conhecer as percepções dos entrevistados a respeito do Programa pesquisado e das formas diferenciadas de educar que valorizam as experiências e realidades individuais dos alunos. Constatou-se que o Programa atinge seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento de jovens, como evidenciado nas entrevistas realizadas. Observou-se que o Programa proporcionou mudanças na vida dos jovens e nas famílias destes jovens. Percebeu-se que o apoio e estímulo da família para que os jovens permanecessem no Programa, representou fator determinante para os resultados alcançados. Os educadores foram unânimes em afirmar que nutrem grandes expectativas com relação ao futuro dos jovens e acreditam, que de alguma forma, podem contribuir para proporcionar mudanças significativas nas vidas destes jovens, não só no ambiente profissional, mas também no pessoal. Espera-se que a pesquisa possa oferecer subsídios que permitam aos educadores oportunidades de reflexão sobre suas práticas e sobre possíveis mudanças que possam ocorrer na vida dos jovens em diferentes contextos sociais.
Palavras-chave: Educação Social. Transformação Social e Mundo do Trabalho.
ABSTRACT
This research is about "Education for Work Program", a course program that's been in place for Senac SP2 for the last fourteen years. The course's choice is related to its results and social relevance, especially for the younger students. It will be presented different concepts and point of views from the social education, social pedagogy and from the Program educator who also contributes for others educational projects. Concepts those were in-depth with authors such "Luzuriaga (1960)" and "Silva (2009)" who have raised different moments from Social Pedagogy. This research will identify the educator contributions on these students' lives. The main idea here is: Can the social education, in this case represented by this Program, be a complementary environment for the traditional school education, contributing this way for young students interested in the business market, personal and professional development? The qualitative research was the methodology used on this study case. It was applied 136 questionnaires forms and 17 interviews with students, educators and coordinators related to the Program in order to know theirs Program's perceptions and best practices and experience with each one students. In our analyses it was verified that the Program reaches its goal, contributing with students' development. We observed positive changes in their lives and their families' lives. The family support for the students keep going on the Program represented a very important key for the good results reached. The educators were unanimous in affirming that they have great expectations related to these young students future and they believe in their positive contribution for the students' significant changes in personal and professional areas. We hope that this research can offer subsidies that allow educator's reflection about their practices that reflects in young students lives.
Keywords: Social Education. Social Transformation. Work Cycle and Business Market.
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1 Senac/SP: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de São Paulo, instituição educacional privada sem fins lucrativos, criada em 1946.
2 Senac SP: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de São Paulo (National Service of Commercial Apprenticeship of the State of Sao Paulo), a private non-profit insitution, created in 1946.