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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Educação popular e pedagogia social na Rússia contemporânea

 

 

Fernando Bomfim Mariana

Professor adjunto do Departamento de Educação da UFRN e coordenador do LAMPEAR (Laboratório Internacional de Movimentos Sociais e Educação Popular), Contatos: fbmariana@hotmail.com

 

 


RESUMO

Este texto pretende apresentar as possibilidades de práticas da educação popular e da pedagogia social na Rússia contemporânea. Para isso, identifico o principal setor da economia capitalista transnacional neste país, seja a cadeia produtiva da violência, não apenas enquanto herança do Estado totalitário na União Soviética, mas também como segmento articulado e coordenado da política de medo cotidiano e do projeto da sociedade de vigilância e controle. Nesse sentido, contextualizo as origens da base econômica da Federação Russa a partir da indústria da violência estruturada na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Os processos de militarização, repressão e russificação são apresentados enquanto subsídios históricos para a compreensão dos desdobramentos decorrentes do processo de transição das formas de capitalismo de Estado para o capitalismo de livre mercado desencadeado a partir do final da década de 1990. Nesse sentido, enfoco o período de surgimento da atual Federação Russa após as reformas políticas e econômicas do final da década de 1980, conhecidas por Glasnost e Perestroika. Ainda nesta direção, aponto a ascensão de Vladímir Putin ao poder presidencial da Rússia como processo de consolidação da economia capitalista transnacional baseada na cadeia produtiva da violência, incorporando a política de medo cotidiano e a criminalização de movimentos sociais enquanto renovadas formas de endurecimento dos mecanismos de poder do Estado. Além disso, saliento que os movimentos de xenofobia e de discriminação étnica são pretextos para camuflarem as medidas políticas e econômicas que redimensionam a sociedade contemporânea russa, imprimindo perda de direitos sociais e trabalhistas através de dinâmicas da economia transnacionalizada em todas as esferas da sociedade, incluindo a área da educação. Finalmente, apresento práticas de pedagogia social desenvolvidas por organizações não-governamentais e ações de educação popular desencadeadas por movimentos sociais anticapitalistas enquanto mecanismos de recuperação das habilidades de autogoverno e de resistência contra a cadeia produtiva da violência na Rússia contemporânea.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

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REFERÊNCIAS

AÇÃO LITERÁRIA PELA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS. Terrorismo de Estado na Rússia: a guerra na Tchetchênia nos descaminhos da indústria da violência. Rio de Janeiro: Achiamé, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2003.

BERNARDO, João. Estado: a silenciosa multiplicação do poder. São Paulo: Escrituras Editora, 1998.

COLECTIVO GASTEIZKOAK. Los ejércitos humanitarios y la violencia sexista militar. Vitoria-Gasteiz: Zapateneo, 2008.

NASCIMENTO, Cláudio. As lutas operárias autônomas e autogestionárias.Rio de Janeiro: Centro de Ação Comunitária – CEDAC, 1986.