4, v.1Educação popular e pedagogia social na Rússia contemporâneaComunidades educativas e espiritualidade na educação social author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Educação popular e os seus diferentes espaços: educação social de rua, prisional, campo

 

 

Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

Assistente Social, mestre e doutora em políticas sociais e movimentos sociais pela PUC/SP. Diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire, filiada à ANDHEP, Email: franpini@paulofreire.org

 

 


RESUMO

Este artigo discorrerá sobre a concepção de Educação Popular, a qual fundamenta a atuação dos educadores sociais, nos quais se encontram inseridos em diferentes contextos educativos: abordagem de rua, sistema prisional, educação no campo, alfabetização de adultos, defesa dos direitos, entre outros. A intenção é refletir a estreita relação entre a educação libertadora e Educação Popular, como práxis social, capaz de transformar as pessoas e os contextos com os quais estas atuam. Exporemos os elementos essenciais de uma atuação política a qual se desenvolve em diferentes contextos.

Palavras-chave: educação popular. politização. educação social. participação política.


ABSTRACT

This article will discuss the concept of Popular Education, which bases the social role of educators in which are inserted in different educational contexts: approach homeless, prisoners, rural education, adult literacy, advocacy, among others . The intention is to reflect the close relationship between the liberating education and popular education as social practice which is capable of transforming the people and the contexts in which they operate. Expose the essential elements of a political activity which develops in different contexts.

Keywords: popular education. politicization. social education. political participation.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

ANTUNES. Ângela, PADILHA, Paulo Roberto, Metodologia MOVA. Cadernos de Formação. Projeto MOVA-Brasil, 1 ed. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire,2011.

ASSUMPÇÃO. Raiane (Org.). Educação Popular na perspectiva freiriana. São Paulo: Editora e Livraria do Instituto Paulo Freire, 2009. (Educação popular; 3).

BEISIEGEL. Celso de Rui. Estado e educação popular. São Paulo: Pioneira,1974.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2006.

_______________. O que é Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos; 318)

_______________. Educação Popular na Escola Cidadã. Petrópolis: Vozes, 2000.

_______________. Repensando a Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.

_______________. De Angicos a ausentes - 40 anos de educação popular. Porto Alegre: Corag,2001.

_______________ e ASSUMPÇÃO, Raiane (org.). Cultura Rebelde: Escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Editora e Livraria do Instituto Paulo Freire, 2009.

CALDART, Roseli. Educação e movimento: formação de educadores no movimento dos trabalhadores rurais sem terra. Petrópolis: Vozes, 1997.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.

CAMPOS, Maria Malta. Escola e participação popular: a luta por educação elementar em dois bairros de São Paulo. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), 1982.

CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento - fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo, Cortez /IPF, 1998.

FAVERO, Osmar. Cultura Popular e educação popular - memória dos anos sessenta. Rio de Janeiro: GRAAL, 1983.

FEITOSA, Sonia C. S. Método Paulo Freire, a reinvenção de um legado. Brasília: Liber Livros Editora, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Recife, Dissertação de concurso para a cadeira de História e Filosofia da educação na escola de Belas Artes de Pernambuco. Recife, 1959.

_______________ e Adriano Nogueira. Que fazer - teoria e prática em educação popular. Petrópolis, 1989.

_______________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

_______________ e Guimarães Sérgio. Aprendendo com a própria história. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987a.

_______________. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

_______________. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982a.

_______________. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

_______________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983a.

_______________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

_______________. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, C. R. (org). Educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

_______________. Extensão ou comunicação? 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

_______________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

_______________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_______________. Pedagogia da Indignação. São Paulo: UNESP, 2000.

GADOTTI, Moacir e TORRES, Carlos A. (Orgs.) Educação Popular e utopia latino-americana. São Paulo: Cortez, 1994.

GADOTTI, Moacir. MOVA, por um BRASIL ALAFABETIZADO. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008a.

_______________. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008b.

GADOTTI, M. & ROMÃO, J.E (orgs). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação. São Paulo: Cortez, 1995.

_______________ (org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, IPF, 1996.

_______________. É possível aplicar o método Paulo Freire hoje? In: Educação e Compromisso. Campinas: Papirus, 1985.

GALEANO. Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GARAUDY, Roger. Do Anátema ao Diálogo, 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1969

LUI. Palmada Emiliano. PINI, Francisca, GÓES, Washington. Educação Popular. Cadernos de Formação. Projeto MOVA-Brasil, 1 ed. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2011.

GALVÃO, Mariana, PADILHA, Paulo Roberto, LEITE, Rosângela. Diversidade e Direitos. Cadernos de Formação. Projeto MOVA-Brasil, 1 ed. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2011.

MEKSENAS, Paulo. Como Trabalhar com o Povo. São Paulo: Pastoral da Juventude, 1982.

MÉSZAROS. Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

PADILHA. Paulo Roberto (et al). Educação para a Cidadania Planetária: currículo intertransdisciplinar em Osasco. São Paulo: Editora e Livraria do Instituto Paulo Freire, 2011.

_______________. Educar em Todos os Cantos. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2009.

PAIVA, Vanilda P. Educação popular e educação de adultos. Rio de Janeiro: Loyola, 1983.

PELANDRÉ. Nilcéa. Lemos. Efeitos a longo prazo do Método de Alfabetização. Florianópolis: UFSC, 1998. v. I e II. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Curso de Pós-Graduação Letras/Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina.

PINI. Francisca Rodrigues de Oliveira e MORAES. Célio Vanderlei (Orgs.). Educação, Participação Política e Direitos Humanos. São Paulo: Editora e Livraria do Instituto Paulo Freire. 2011.

PONTUAL, Pedro de Carvalho. Desafios pedagógicos na construção de uma relação de parceria entre movimentos populares e governo municipal da cidade de São Paulo: a experiência do MOVA-SP (1989-1992). (Dissertação de Mestrado) PUC São Paulo, 1996.

ROMÃO, José Eustáquio. Dialética da diferença. (Tese de Doutoramento) - FE-USP. São Paulo, 1997.

ROSAS, Agostinho da Silva e NETO, José Francisco de Melo. Educação Popular: Enunciados Teóricos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SCOCUGLIA. Afonso Celso. Educação Popular: do Sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB: São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001.

_______________. A história das idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. Ed. Universitária: João Pessoa, 1997.

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. A dialética do diálogo libertador de Freire. In: Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SECCO. Lincoln. Gramsci e o Brasil. Recepção e difusão de suas ideias. São Paulo: Cortez, 2002 (Questões da Nossa Época, v. 94).

SILVA, Roberto da Silva (et al). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão & Arte Editora, 2009.

STRECK. Danilo (et al). Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo. Brasília: Liber Livro Editora, 2010.

TEODORO. Antonio. TORRES. Carlos Alberto (orgs.). Educação Crítica & Utopia: perspectivas para o século XXI. São Paulo: Cortez, 2006.

TORRES, Carlos Alberto. Pedagogia da luta: da pedagogia do oprimido à escola pública popular. Campinas: Papirus, 1997.

_______________. A política da educação não-formal na América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

TORRES, Rosa Maria (Org.). Educação Popular: um encontro com Paulo Freire. São Paulo: Loyola, 1987.