Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012
Educação popular e os seus diferentes espaços: educação social de rua, prisional, campo
Francisca Rodrigues de Oliveira Pini
Assistente Social, mestre e doutora em políticas sociais e movimentos sociais pela PUC/SP. Diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire, filiada à ANDHEP, Email: franpini@paulofreire.org
RESUMO
Este artigo discorrerá sobre a concepção de Educação Popular, a qual fundamenta a atuação dos educadores sociais, nos quais se encontram inseridos em diferentes contextos educativos: abordagem de rua, sistema prisional, educação no campo, alfabetização de adultos, defesa dos direitos, entre outros. A intenção é refletir a estreita relação entre a educação libertadora e Educação Popular, como práxis social, capaz de transformar as pessoas e os contextos com os quais estas atuam. Exporemos os elementos essenciais de uma atuação política a qual se desenvolve em diferentes contextos.
Palavras-chave: educação popular. politização. educação social. participação política.
ABSTRACT
This article will discuss the concept of Popular Education, which bases the social role of educators in which are inserted in different educational contexts: approach homeless, prisoners, rural education, adult literacy, advocacy, among others . The intention is to reflect the close relationship between the liberating education and popular education as social practice which is capable of transforming the people and the contexts in which they operate. Expose the essential elements of a political activity which develops in different contexts.
Keywords: popular education. politicization. social education. political participation.
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