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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Educador do campo, um intelectual orgânico? (Memórias em imagens de D. Arlete1)

 

 

Gerda Margit Schütz-FoersteI; Erineu FoersteII

IProfessora da Universidade Federal do Espírito (UFES), E-mail: gerda_foerste@yahoo.com.br
IIProfessor da Universidade Federal do Espírito (UFES), E-mail: erineufoerste@yahoo.com.br

 

 


RESUMO

O presente estudo investiga, na trajetória de D. Arlete, a socialização profissional de uma educadora campesina. Parte da problemática que envolve o campo como espaço de abandono e falta de políticas públicas de formação e valorização dos profissionais. A partir do aporte gramsciano, dimensiona o debate na perspectiva do intelectual orgânico, como organizador da cultura.   Através das imagens fotográficas reconstrói as memórias do educador nos processos de sua formação e inserção no campo educativo. Para tanto recorre à fotografia como mediação (Ciavatta), realiza pesquisa bibliográfica, entrevistas e vídeos com o sujeito da pesquisa para triangulação dos dados. Este estudo possibilita-nos perceber a omissão do estado nas políticas de formação de professores, que deixa ao encargo do sujeito produzir sua formação e mantém o campo como espaço periférico nos investimentos sociais. Identifica o intelectual orgânico e a escola do campo, como parte das lutas por vida e dignidade, em especial, destaca a construção coletiva e compartilhada de saberes. 

Palavras-chave: Educador Social. Educação do Campo. Imagem Mediação.


ABSTRACT

The study investigates the trajectory of Dona Arlete and her professional socialization as a countryside educator. Part of the problem involves the contryside environment as a space of abandonment and lack of public policies in the formation and valorization of professionals. Departing from Gramsc's approach, the study reshapes the debate in the perspective of organic intellectual as a culture organizer. The educator's memory is reconstructed from photographic images in the  education  processes and insertion in the educational field. In order to do that the photograph is used as mediation (Ciavatta), with use of bibliographical research, interviews and videos with the subjects of the research to triangulate the data. This study enables the observation of the omission of the State in the educational policies for teachers relegating this task to the subjects to produce their education and maintain the contryside as a peripheral space in social investments. The study identifies the intellectual organic and the countryside school as part of the struggles for life and dignity, in special highlighting the collective construction and sharing of knowledge.

Keywords: Social Educator. Countryside Educational. Image Mediation.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

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1 Agradecemos pela autorização para uso e exibição das fotografias à Dona Arlete. Estas imagens constituem parte do acervo imagético de propriedade da Professora e foram disponibilizadas para os trabalhos acadêmicos do Programa de Educação do Campo, desenvolvido pelo Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito, coordenado pelos Professores Erineu Foerste e Gerda M. S. Foerste. O levantamento imagético foi desenvolvido, em 2005, pelos professores da rede municipal de ensino de Laranja da Terra – ES: Danúbia Perozine Seibel, Gilberto Nunês Melo, Rita de Cássia Teixeira Flegler, Ilza Seibel Binow Rosinete Melo Mundt, Vanderléia D'Ávila Cabral, Willyan Allyer Lorenço, Tânia Maria Damm Lourenço, Odília Ribeiro Westphal, Friedlinda Jann Damm, Marcelo Leffler, Vera Lúcia Mayer Seibel e Maria Lúcia Pizzaia de Souza.