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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Educação social de rua: renovando os debates e as práticas

 

 

Jacyara Silva Paiva

Faculdade Estácio de Sá- ES, E-mail: jacyara@superig.com.br

 

 


RESUMO

Por meio dos diálogos com Educadores Sociais de Rua, compreendendo que o significado de pedagogia pode ser visto e sentido no contexto do conceito de práxis. A Educação Social de Rua, segundo a fala dos Educadores Sociais de Porto Alegre, Salvador e Vitória, é construída na ação pedagógica da e na rua, em um cotidiano dinâmico que se renova a cada dia, em suas falas identificamos muitos  pressupostos educacionais freirianos: dialogicidade, amorosidade, conhecimento, conscientização, ação-reflexão-ação, leitura da realidade, inédito viável, apontando sempre para a emergência de formações que venham dar um novo sentido as complexas práticas da educação de rua. Os educadores foram ouvidos em três cidades do Brasil que desenvolvem práticas de Educação Social de Rua, a saber : Porto Alegre, Salvador e Vitória. A escuta atenta desses Educadores desvela seus sonhos, desejos, necessidades e o debate e renovação de práticas que vem sendo construído no chão das ruas num continuo processual.

Palavras chaves: Formação. Educação social de Rua. Educador de Rua. Pedagogia Social.


ABSTRACT

Through dialogues with Social Street Educators, we realize that the meaning of pedagogy can be seen and felt in the context of the concept of praxis. The Social Education on he Street, according to the speech of Social Educators of Porto Alegre, Salvador and Victoria, is built on the pedagogical action of the street and on the street, in a dynamic routine that is renewed every day. We identified many Paulo Freire assumptions in their educational speeches: dialogicity, loving, understanding, awareness, action-reflection-action, interpretation of reality, untested feasibility, always pointing to the emergence of formations that will give a new sense of the complex practices of street education. The educators were heard in three cities in Brazil that develop Social Education practices on the Street: Porto Alegre, Salvador and Vitoria. Attentive listening reveals the Educators' dreams, desires, needs and the discussion of practices and renewal that has been built down the street in a continuous procedure.

Keywords: Education. Social Education Street. Street Educator. Social Pedagogy.


 

 

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