4, v.1Educação social de rua: renovando os debates e as práticasO impacto do programa de desenvolvimento de comunidade na visão das famílias author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

A guarda municipal e sua interface com a escola

 

 

José Nildo Oliveira Soares

Mestrando em Psicologia Educacional, Linha de Pesquisa "Ensino Aprendizagem em Contexto Social e Político", sob a orientação do Prof. Dr. João Clemente de Souza Neto, pela UNIFIEO/Osasco-SP, E-mail: soarespepe72@hotmail.com

 

 


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a interface da Guarda Municipal junto à Escola, enquanto pratica de Educação Social, na cidade de Barueri, estado de São Paulo. As Guardas Municipais (GMs), a partir da Constituição de 1988, surgem como instituição que deve garantir a manutenção e preservação do patrimônio dos municípios e, no rol de suas missões está a Segurança Escolar. A Escola, base de educação de crianças e adolescentes, concomitante à família, tem intensificado suas ações junto a outros setores da sociedade, dentre esses as GMs. No ano de 2007, a Guarda Municipal de Barueri implanta o programa Jovens Construindo Cidadania. Este programa desenvolve, no espaço escolar, ações educativas e culturais cuja finalidade é colaborar no processo educativo e na formação cidadã. Essas ações podem se caracterizar como práticas de Educação Social, enquanto proposta de compreender a realidade social e humana. Entendendo que nenhuma prática isolada se constitui em uma interação propriamente dita, mas se utiliza de várias fontes como, cultura, meios tecnológicos dentre outros, este trabalho se apropria do método dialético, pois tenta dar conta de como ocorre essa interface. Assim, 10 alunos, 1 coordenadora pedagógica e 1 orientadora escolar, representantes de uma  Unidade Escolar, responderam a um questionário de 12 e 5 questões, alunos e representantes da escola, respectivamente, material que serviu de base para verificação dos resultados dessa experiência.

Palavras-chave: Educação Social. Escola. Guarda Municipal.


ABSTRACT

This study aims to present and discuss about Municipal Guard's interface and your relation with school, while practice Social Education, in Barueri, São Paulo State. The Municipal Guards (MG's), since your foundation in 1988, appear as an organization that have to insure maintenance and preservation of the public patrimony and it's also your mission ensure the School Security. The school, base of education to children and teenagers, concomitant with the family, has intensified your action with others areas of society, one of them is the MG's. In 2007, The Municipal Guard of Barueri implants the program Jovens Construindo Cidadania. This program develops, in school space, education and cultural actions with the intention of collaborate on the educational process and with individual formation. These actions can be considerate as practices of Social Education and also understand the social and human reality. Understanding that just one practice can't form an interaction, it's needed a lot of others factors like, culture, technology and more. This study appropriates the method of dialect, trying to show how the interface works. So, 10 students, 1 pedagogical coordinator and 1 school guiding, from a school unit answered a test with 12 and 5 questions, students and school representants, respectively, this material was the base to examine the experience results.

Keywords: Social Education. School. Municipal Guard.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BARUERI. Lei Complementa nº 20: criação da GMB, 1994.

BRASIL. Constituição Federal, 1988.

______. Código Tributário Nacional: Lei nº 5.172, 1966.

______. IBGE. Desenvolvimento e indicadores no Brasil. Disponível em:< http://www.fomezero.gov.br/noticias/barueri-usa-pesquisas-para-melhorarodm>: Acessado em: 08 de abril de 2011.

CHUSTER, Léa. A família na escola e a escola na família. In POLITY, Elizabeth. (org.). Psicopedagogia: um enfoque sistêmico: terapia familiar nas dificuldades de aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Vetor, 2004.

CRETELA JUNIOR, José. Direito administrativo brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 1999.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo, Thomson, 2003.

JCC Brasil. Jovens construindo cidadania: caminhos e alternativas. Disponível em: <http://www.jccbrasil.org.br/>. Acessado em: 11 de novembro de 2010.

MARTÍN-BARBIERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.

MESQUITA NETO, Paulo; RICARDO, Carolina de Mattos. O Fórum Metropolitano de Segurança pública e a ampliação do debate sobre a violência em São Paulo In Cadernos Adenauer IV. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer, 2003.

MINAYO, Cecília de Souza; NJAINE, Khatie. Violência na escola: identificando pistas para a prevenção. In Interface, Comunicação, Saúde e Educação, v.7, n 13, p. 110-34, 2003. Disponível em: <http://www.naoviolencia.org.br/pdf/Violencianaescola_identificandopistaspprenvencao_Minayo.pdf. Acessado em: 08 de abril de 2011.

PAZ, Octavio. Tradução de Eliane Zaguru. O labirinto da solidão e post-scriptum. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. 

SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente de; MOURA, Rogério Adolfo de. Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública. Estatísticas Criminais do estado de São Paulo: anos 1999 a 2010. Disponível em: <http://www.ssp.sp.gov.br/estatistica/dados.aspx?id=65?>. Acessado em 08 de abril de 2011.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Gramsci: filósofos e a educação. Série educadores, DVD 4, 2008.

SPOSITO, Marília Pontes. O povo vai à escola: a luta popular pela expansão do ensino público em São Paulo. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2002..

______. Percepções sobre jovens nas políticas públicas de redução da violência em meio escolar. Pro-posições vol. 13, n. 3, 2002..  

TOURAINE, Alain. Tradução de Gentil Avelino Titton. Um novo paradigma: para compreender o mundo hoje. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

UNESCO; BRASIL-MEC. Educação e aprendizagem para todos: olhares dos cinco continentes. Brasília, 2007.

UNICEF; BRASIL-MEC. Escola que protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. Brasília, 2007.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

YCWA. Jóvenes en búsqueda de la ciudadanía. Disponível em:< http://.translate.google.com/translate?hl=en&çangpair=en&es&u=http://www.ignutuswordide.org>. Acessado em: 15 de novembro de 2010.