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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

A guarda municipal e sua interface com a escola

 

 

José Nildo Oliveira Soares

Mestrando em Psicologia Educacional, Linha de Pesquisa "Ensino Aprendizagem em Contexto Social e Político", sob a orientação do Prof. Dr. João Clemente de Souza Neto, pela UNIFIEO/Osasco-SP, E-mail: soarespepe72@hotmail.com

 

 


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a interface da Guarda Municipal junto à Escola, enquanto pratica de Educação Social, na cidade de Barueri, estado de São Paulo. As Guardas Municipais (GMs), a partir da Constituição de 1988, surgem como instituição que deve garantir a manutenção e preservação do patrimônio dos municípios e, no rol de suas missões está a Segurança Escolar. A Escola, base de educação de crianças e adolescentes, concomitante à família, tem intensificado suas ações junto a outros setores da sociedade, dentre esses as GMs. No ano de 2007, a Guarda Municipal de Barueri implanta o programa Jovens Construindo Cidadania. Este programa desenvolve, no espaço escolar, ações educativas e culturais cuja finalidade é colaborar no processo educativo e na formação cidadã. Essas ações podem se caracterizar como práticas de Educação Social, enquanto proposta de compreender a realidade social e humana. Entendendo que nenhuma prática isolada se constitui em uma interação propriamente dita, mas se utiliza de várias fontes como, cultura, meios tecnológicos dentre outros, este trabalho se apropria do método dialético, pois tenta dar conta de como ocorre essa interface. Assim, 10 alunos, 1 coordenadora pedagógica e 1 orientadora escolar, representantes de uma  Unidade Escolar, responderam a um questionário de 12 e 5 questões, alunos e representantes da escola, respectivamente, material que serviu de base para verificação dos resultados dessa experiência.

Palavras-chave: Educação Social. Escola. Guarda Municipal.


ABSTRACT

This study aims to present and discuss about Municipal Guard's interface and your relation with school, while practice Social Education, in Barueri, São Paulo State. The Municipal Guards (MG's), since your foundation in 1988, appear as an organization that have to insure maintenance and preservation of the public patrimony and it's also your mission ensure the School Security. The school, base of education to children and teenagers, concomitant with the family, has intensified your action with others areas of society, one of them is the MG's. In 2007, The Municipal Guard of Barueri implants the program Jovens Construindo Cidadania. This program develops, in school space, education and cultural actions with the intention of collaborate on the educational process and with individual formation. These actions can be considerate as practices of Social Education and also understand the social and human reality. Understanding that just one practice can't form an interaction, it's needed a lot of others factors like, culture, technology and more. This study appropriates the method of dialect, trying to show how the interface works. So, 10 students, 1 pedagogical coordinator and 1 school guiding, from a school unit answered a test with 12 and 5 questions, students and school representants, respectively, this material was the base to examine the experience results.

Keywords: Social Education. School. Municipal Guard.


 

 

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