4, v.1A guarda municipal e sua interface com a escolaO projeto pedagógico em instituições de acolhimento para crianças e adolescentes author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

O impacto do programa de desenvolvimento de comunidade na visão das famílias

 

 

Josefa Janete de AzevedoI; Sônia Maria Chaves HaracemivII

IUFPR. E-mail: janete.azevedo2@gmail.com
IIUFPR. E-mail: sharacemiv@gmail.com

 

 


RESUMO

Esta dissertação teve como foco registrar e analisar o impacto do Programa de Desenvolvimento de Comunidade e Cidadania-PDC, a partir da voz da comunidade Jardim Libanópolis no Município de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná, procurando refletir coletivamente as práticas socioeducativas levando-as em conta o processo de mobilização, participação e organização comunitária, nas ações do Projeto Núcleo Familiar, Projeto Estrela Guia Projeto Adolescente em ação pela Paz e Projeto Pequeno Cidadão. A relevância desse trabalho deveu-se ao fato de que até então não se tinha registros da evolução do PDC e de que forma foram significativas na vida pessoal, familiar e comunitária, e que mudanças foram promovidas. Considerando a educação como processo que ocorre ao longo da vida em todos os espaços sociais, fenômeno que modifica comportamento e visão de mundo, essa reflexão foi dirigida a partir das experiências das práticas educativas, de trocas e aprendizagens entre as pessoas no âmbito comunitário. Perspectiva que foi consubstanciada do conhecimento da realidade sócio educacional da pesquisadora, que ao longo do trabalho social de extensão universitária vem sendo associado ao cotidiano das famílias. A metodologia na qual se baseou o estudo foi fundamentada na pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e influenciada pela pesquisa-ação, pois a pesquisadora é autora do PDC, coordenadora técnica-pedagógica, orientou e supervisionou estágio curricular obrigatório de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social das Faculdades Integradas Espírita, cujo campo de estágio é a referida comunidade. Dessa forma manteve vínculo direto e constante, condição propicia para fazer uma reflexão com base empírica e teórica, assim sendo, essa investigação foi concebida e realizada em estreita associação com ações desenvolvidas no PDC. Essa estratégia de pesquisa possibilitou o movimento: ação, reflexão e nova ação coletiva, participativa e ativa dos atores sociais. Para nortear a reflexão buscou-se discutir algumas categorias que envolveram a mobilização, a participação e organização social no contexto sociocomunitário. A investigação teve como documento base o cadastro social das famílias atendidas no referido programa comunitário, para seleção das vinte e seis famílias pesquisadas, foram considerados como participantes da pesquisa pessoas idosas e adultas, categorizando-os em três momentos: a construção do perfil dos moradores, o grau de mobilização, participação e organização dos sujeitos e o impacto das ações do PDC no olhar dos participantes. Os resultados da pesquisa enquanto indicadores analisados apontaram a necessidade de mudanças profundas e imediatas junto ao poder público municipal e estadual.

Palavras-chave: Ações e Práticas Socioeducativas. Mobilização. Organização. Participação Social. Voz da Comunidade.


ABSTRACT

This dissertation focused on register and analyses the impact of the programme of Community Development and citizenship-PDC, from the   voice of Libanópolis Community Garden, seeking to reflect collectively educational practices taking into account the process of mobilization, community participation and organization in the actions of the Familiar Nucleus Project, Adolescent  Project  star Guide.  Project into action for peace and small citizen project. The relevance of this work is because, it had recorded the evolution of PDC and how it was significant in personal life, family and community, and the changes that were promoted. Considering education as a process that occurs throughout life in all social spaces, phenomenon that modifies behavior and worldview, and ass a reflection that was directed from the experiences of educational practices, exchanges and learning between the people in the community context. Knowledge of perspective i.e. socio educational research, over social work University extension has been associated with the daily lives of families. The methodology on which it was based the study was supported by qualitative research, exploratory and descriptive character and influenced by the action research, because it is the author of the PDC, technical-pedagogical coordinator, guides and oversees internship required for graduation and post graduation in Social Service of the Faculdades Integradas Espírita, whose field is the  community. This way maintains direct link and constant condition provided to make a reflection on the basis of empirical and theoretical, therefore, this research was designed and carried out in close association with actions developed in the PDC. This strategy enabled the movement research: action, reflection, and new action collective, participatory and active social actors. To guide the discussions trying to discuss some categories that involves the mobilization, participation, and social organization in the social context. The research documented the social register of families found in the Community programme, by selection of twenty-six families surveyed, were regarded as participants elderly and adults, categorizing them in three moments: the construction of the profile from the residents the degree of mobilization, participation and organization of the subject and the impact of the actions of the' PDC in the participants. The search resulted, that the indicators analyzed, pointed out the need for profound changes and immediate actions from State and local public authorities.

Keywords: Actions and Educational Practices. Mobilization. Participation. Social Organization. Voice of the Community.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

ANDRADE, M. M. de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOFFMAN, E. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A. 1988.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

GÓMEZ, J. A. C. FREITAS, O. M. P. e CALLEJAS, G. V. Educação e Desenvolvimento Comunitário Local: perspectivas pedagógicas e sociais da sustentabilidade. 1ª Ed. Porto Alegre: 2007.

JACQUES, M. G. C. al. Psicologia Social Contemporânea. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

JOVCHELOVITCH, S. Representações sociais e esfera pública: a construção simbólica dos espaços públicos no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. 24ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento–pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo/ Rio de Janeiro: Hucitec / Abrasco, 1992.

OLIVEIRA, F. O. de & WERBA, G. C. Representações Sociais. In: STREY, M. N. et all. Psicologia social contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROMANS, M. Profissão: educador social. ROMANS, M. PETRUS, A. & TRILLA, J. Trad. ROSA, E. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.