4, v.1O impacto do programa de desenvolvimento de comunidade na visão das famíliasInterfaces da pedagogia social em programas socioeducacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  





Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

O projeto pedagógico em instituições de acolhimento para crianças e adolescentes

 

 

Juliana Gama Izar

Pedagoga e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pesquisadora integrante do Projeto de Pesquisa em Pedagogia Social, E-mail: juliana.izar@usp.br

 

 


RESUMO

O presente artigo consiste em uma análise crítica das práticas educacionais voltadas para crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, voltando-se posteriormente para uma proposição da constituição destas Instituições como espaços educativos possíveis de promover o real desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Garantidos pela Lei como medida de proteção e entendidos como espaços socioeducativos, estas instituições apresentam a necessidade de um reordenamento pedagógico e, para tanto, o projeto pedagógico se destaca como instrumento possível para a fundamentação e norteamento de suas práticas. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a especificidade do projeto pedagógico (comum em espaços de educação formal) para instituições de acolhimento que se orientam pela prática da educação social.

Palavras-chave: Instituição de Acolhimento (Abrigo). Projeto Pedagógico. Educação Social. Medidas de Proteção. Estatuto da Criança e do Adolescente.


ABSTRACT

The present article is to critically analyze educational practices aimed at children and adolescents received institutionally, turning later to a proposition of the establishment of these institutions as educational spaces possible to promote the real development of children and adolescents. Guaranteed by the Act as a protective measure spaces and understood as workers, these institutions have the need for a reordering teaching and, therefore, the educational project stands out as a possible instrument for reasons guid and their practices. Thus, this paper aims to present the specificity of the pedagogical project (common in areas of formal education) to the host institutions that guide the practice of social education.

Keywords: Host Institution (Shelter). Educational Project. Social Education. Protective Measures. Statute of Children and Adolescents.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

BIBLIOGRAFIA

AROLA, R. L. Casa não é lar: o abrigo como contexto de desenvolvimento psicológico. São Paulo: Editora Salesiana, 2000.

BRASIL. Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil/LEIS/L8069.htm. Acesso em 20 de agosto de 2010.

______. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/ L9394.htm. Acesso em 10 de janeiro de 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 12ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

_________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUARÁ, I. M. F. R. Abrigo: comunidade de acolhida e socioeducação. In: BAPTISTA, M. V. (coord.). Abrigo: comunidade de acolhida e socioeducação. São Paulo: Instituto Camargo Corrêa, 2006.

IZAR, J. G. O Projeto Pedagógico em Abrigos. 2007. 137 p. Monografia de Conclusão de Curso (Pedagogia). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MARCÍLIO, Maria Luiza. História Social da Criança Abandonada. 2ª. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

NASCIMENTO, M. L.; SOUZA NETO, J. C. (orgs.). Infância, violência, instituição e políticas públicas. São Paulo: Expressão e Arte, 2006.

PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político-pedagógico da escola. 3ª ed. São Paulo: Ed. Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.

PILOTTI, F.; RIZZINI, I. (orgs.). A Arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Interamericano Del Niño, Editora Universitária Santa Úrsula, Amais Livraria e Editora, 1995.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertad, 1995.