4, v.1O projeto pedagógico em instituições de acolhimento para crianças e adolescentesAtendimento socioeducativo feminino no estado do Pará author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Interfaces da pedagogia social  em programas socioeducacionais

 

 

Juliana Santos Graciani

Psicóloga Jurídica e Comunitária, Professora da Especialização em Gestão de Segurança Pública - PUC/SP e da Faculdade Messiânica. Assessora de Políticas Públicas do Núcleo de Trabalhos Comunitários - PUC/SP. Professora da Formação Inicial e do Programa de Educação à Distância do Programa Integração AABB Comunidade desde 2000. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social – PUC/SP, E-mail:  jugraciani@ig.com.br

 

 


RESUMO

O presente artigo tem por objetivos resgatar e articular diversas diretrizes de políticas públicas que sustentam o direito à educação. Apresentar um modelo de atuação da Pedagogia Social a partir da iniciativa socioeducacional do Programa Integração AABB Comunidade. 

Palavras-chave: Pedagogia Social. Direitos Humanos e Programas Socioeducacionais.


ABSTRACT

This article aims to rescue and together various public policy guidelines that support the right to education. Present a performance model of social pedagogy from the initiative of the socio AABB Community Integration Program. 

Keywords: Social Pedagogy. Human Rights and social and educational programs.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Constituição Federal Brasileira. Brasília: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Lei 8.069/90. Dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Presidência da República, 1990.

BRASIL. Lei 9.394/96. Dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos: Ministério da Educação: Ministério da Justiça, UNESCO, 2006.

BRASIL. Plano Nacional de Educação – Decênio 2011-2020. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

CONFINTEA. Declaração de Hamburgo Sobre a Educação de Adultos. Hamburgo: UNESCO, 1997.

FREIRE, P. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação. Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.

GRACIANI, J. S. A Relevância da Formação do Educador Para Atuação no Programa Nacional de Segurança Publica Com Cidadania. In: GUERRA, A. M. A. et al. Construindo Política com a Juventude: PRONASCI-PROTEJO, São Paulo: Editora NTC-PUCSP, 2011a.

_____________. Gestão de Políticas Públicas de Socioeducação e a Dimensão da Espiritualidade – Uma Experiência em Progressão do Programa de Assistência Espiritual e Religiosa do Instituto Socioeducativo do Espírito Santo – IASES. In: HETMANEK, R. e TOMITA, A. (Org.) Espiritualidade no Século XXI: Educação, Saúde e Arte. São Paulo: Fundação Mokiti Okada, 2011b.

_____________. Metodologia do Programa Integração AABB Comunidade: Pedagogia de Direitos e Lúdica. Brasília: Fundação Banco do Brasil, Jornal do Educador, ano 06, n. 45, abril-junho, 2011.

_____________. A Importância da Ludicidade na Aprendizagem dos Direitos Humanos no Programa Integração AABB Comunidade. In: FBB e FENABB et al. Programa de Formação Continuada a Distancia. Brasília: Fundação Banco do Brasil, Módulo A – 2010 a.

_____________. Pedagogia Social e o Programa Integração AABB Comunidade. In: FBB e FENABB et al. Programa de Formação Continuada a Distancia. Brasília: Fundação Banco do Brasil, Módulo C – 2010b.

_____________. Contribuições Para a Construção do Plano Tecendo o Futuro – Articulado com a Implantação do Projeto Educação Para o Mundo do Trabalho. In: FBB e FENABB et al. Referencial do Educando. Brasília: Fundação Banco do Brasil, 2009.

Graciani, M.S. et al. Projeto Político Pedagógico do Programa Integração AABB Comunidade. São Paulo: Editora NTC-PUCSP, 2012. (No prelo).

_____________. Pedagogia Social de Rua: Analise e Sistematização de Uma Experiência Vivida. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001.

GOMES DA COSTA, A. C. Avanços do Estatuto da Criança e do Adolescente. 1991.

MOLL, J. et al. Caminhos da Educação Integral no Brasil: Direitos a Outros Tempos e Espaços Educativos. Porto Alegre: 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948.

SILVA, R., NETO, J. C., MOURA, R. A. et al (Orgs.). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, vol. 1, 2009.

_____________. Pedagogia Social: Contribuições Para Uma Teoria Geral da Educação Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, vol. 2, 2011.

UNESCO. Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos. Satisfação das Necessidades de Aprendizagem. Jomtiem: UNESCO, 1990-98.

UNICEF – FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Atualização da análise da situação de crianças e adolescentes no Brasil. Brasília: UNICEF, 2009.

Sites:

http://www.ibge.gov.br

http://www.seduc.mt.gov.br

http://www.portal.mec.gov.br