Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012
A escola e as culturas locais urbanas: diálogos possíveis e necessários
Karina Santos da SilvaI; Áurea M. GuimarãesII
IMestranda em Educação FE/Unicamp, pesquisadora do grupo de pesquisa Violar (Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude) da mesma instituição e Bolsista IFP - Fundação Ford
IIProfessora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Violar: Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude, do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Campinas, São Paulo, Brasil
RESUMO
Este estudo, resultado da dissertação de mestrado em andamento, busca analisar as relações entre o espaço escolar, o bairro e a cultura local de estudantes moradores da favela Real Parque, localizada na região do Morumbi na capital de São Paulo. A investigação é realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Alcântara Machado Filho, inserida no mesmo bairro mencionado anteriormente. A favela estudada passa por um processo de reurbanização no qual 1.135 famílias serão removidas, aos poucos, para outras regiões da cidade até a finalização da construção de prédios populares vinculados ao Programa de Urbanização de Favelas da Prefeitura de São Paulo. Esse processo esta sendo o desencadeador de mudanças profundas tanto no cotidiano escolar quanto na vida dos jovens moradores dessa favela. A pesquisa tem um caráter qualitativo que possibilita analise profunda das transformações ocorridas nesses dois espaços: a escola e a favela, utilizando como base o referencial teórico-metodológico da História Oral e da etnografia na perspectiva da sociologia do cotidiano. Com intuito de reconstruir a história da favela do Real Parque a partir da história de vida de moradores mais antigos e das histórias contadas pelos jovens que estudam ou estudaram na instituição pesquisada. Para isso, foram realizadas oito entrevistas envolvendo dois professores, uma funcionária, uma ex-funcionária, dois jovens que estão estudando e dois jovens que estudaram nessa escola. De acordo com a metodologia utilizada os dados coletados passaram por quatro etapas: transcrições das entrevistas, textualizações, transcriação e por último a entrega do material para ser aprovado pelas pessoas que contaram suas histórias de vida. As análises propostas neste trabalho estão apoiadas nas reflexões dos teóricos, José Carlos Sebe Boom Meihy, José Machado Pais, Paul Thompson, Walter Benjamin, entre outros. O resultado esperado consiste no levantamento de informações que possibilitará uma reflexão das desigualdades e desafios, ainda, existentes na escola pública, em especial aquelas, inseridas nas periferias e favelas das grandes metrópoles brasileiras.
Palavras-chave: História Oral. Juventude. Escola e Favela.
ABSTRACT
This study, a result of a Masters dissertation still running, intends to analyze the relations among the scholar space, the neighborhood and the local culture of students that inhabit slum Real Parque, placed in Morumbi region in the capital of São Paulo. The investigation is in course at Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Alcântara Machado Filho (Municipal Primary and Secondary School José de Alcântara Machado Filho), inserted in the same neighborhood previously mentioned. The studied slum faces a process of re-urbanization, in which 1,135 families will be removed, bit by bit, to other regions of the town until the conclusion of popular buildings connected to the Programa de Urbanização de Favelas da Prefeitura de São Paulo (São Paulo City Hall Urbanization Program of the Favelas). This process is being the trigger of deep changes in the school routine as much as in the young inhabitants lives of this slum. The research has a qualitative characteristic that permits a deep analysis of the transformations occurred in this two spaces: school and favela, having as it basis the theoretical-methodological referential of the Oral History and the Ethnography through the perspective of the daily sociology. The project aims to rebuild the history of the slum Real Parque from the life history of the older inhabitants and the history told by the youngsters that are studying or studied at that researched institution. To do it so, eight interviews were conducted involving two teachers, an employee, a former employee, two youngsters that are studying and two youngsters that studied at that school. According to the methodology that was used, the collected data passed through four stages: transcription of the interviews, textualization, transcreation and finally, the handing in of the material to be approved by the people that told the history of their lives. The proposed analysis in this work are supported on the theoretical reflections of the authors José Carlos Sebe Bom Meihy, José Machado Pais, Paul Thompson, Walter Benjamin, among others. The expected result consists in a survey that will make it able to reflect about the challenges and inequalities that still remain in the public school, specially those inserted in the suburbs and slums of the big Brazilian metropolises.
Keywords: Oral History. Youth. School. slum
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