Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012
Diálogos entre o social e o popular no campo educativo
Karine dos SantosI; Danilo StreckII
IDoutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. E-mail: karinesan@gmail.com
IIProfessor orientador pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. E-mail: dstreck@unisinos.br
RESUMO
No Brasil, a expressão das práticas educativas desenvolvidas em âmbito não escolar tem demonstrado que outro campo de atuação se concretiza pautado, especialmente, na superação das condições de sofrimento e marginalidade em que um número significativo da população sobrevive. A multiplicação e a diversidade de ações no campo educativo campo esse que temos chamado de educação não formal, educação não escolar, práticas socioeducativas, trabalho social, entre outras nos remete à necessidade de entendimento sobre os fundamentos epistemológicos que pautam estas práticas. Neste sentido, partimos de pressupostos mais longínquos para visualizarmos os cenários que constituíram tal realidade e abriram espaço para que as práticas educativas acontecessem da maneira como acontecem hoje, no Brasil. Para isso, no colocamos o desafio de apresentar e problematizar a relação entre o social e o popular no diálogo com as práticas desenvolvidas no campo educativo, estabelecendo aproximações e distanciamentos entre o que denominamos de campo de resistência (Educação Popular) e campo de intervenção (Pedagogia Social), pautados nas seguintes questões: Que conceito(s) de social servem como fundamento às práticas educativas não escolares atuais? O que o popular pode aportar ao social como indicativo para uma ação transformadora? Onde se aproxima e onde se distancia a Pedagogia Social da Educação Popular ou vice versa? Dialoga-se, entre outros, com os seguintes autores: Machado (2011); Martínez (2011); Krichesky (2011); Caride (2005); Puiggrós (2005); Pérez-Nuñez (2003); Gohn (1999); Castel (1998); Manfredi (1980); Berger e Luckmann (1974). Este trabalho é parte de tese de doutorado em educação em processo que procura tecer argumento entorno do tema O social educativo na América Latina.
Palavras-chave: Social. Popular. Campo Educativo. Pedagogia Social. Educação Popular.
ABSTRACT
In Brazil, the expression of educational practices developed in non-school context has shown that another field of activity is concretized ruled, especially in overcoming the suffering and marginalization in which a significant number of the population survives. The proliferation and diversity of actions in the educational field - the field that we have called non-formal education, non-school education, social and educational practices, social work, among others - reminds us of the need for understanding about the epistemological foundations that guide these practices. In this sense, we start from assumptions farthest to visualize the scenarios that constituted such a reality and opened space for the educational practices happen the way they are today in Brazil. For this, we put the challenge to present and discuss the relationship between the social and popular in dialogue with the practices in the educational field, establishing similarities and differences between what we call field strength (Popular Education) and field of intervention (Pedagogy social), guided by the following questions: What concept (s) serve as a foundation for social educational practices no school today? What people can contribute to the social as an indication for a transformation? Where approaches and where the distance Social Pedagogy of the Popular Education or vice versa? Dialogues, among others, the following authors: Machado (2011), Martinez (2011); Krichesky (2011), Gohn (2008); Caride (2005); Puiggros (2005), Pérez-Nuñez (2003), Castel (1998); Manfredi (1980) and Berger Luckmann (1974). This work is part of a doctoral thesis in education in the process argument that seeks to weave around the theme - The social education in Latin America.
Keywords: Social. Popular. Education Field. Social Pedagogy. Popular Education.
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