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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Educação profissional social de adultos com deficiência e perfil do professor

 

 

Loni Elisete ManicaI; Geraldo CalimanII

IDoutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). E-mail: mulheca@hotmail.com
IIDoutor em Educação e orientador do Curso de Doutorado da UCB. E-mail: caliman@ucb.br

 

 


RESUMO

O presente texto é parte de uma pesquisa que está sendo realizada, a partir da qualificação do projeto de Doutorado em Educação que prevê buscar contribuições de três segmentos: Docentes, Discentes e Gestores quanto ao perfil (características/habilidades/competências) docente de quem atua na educação profissional (EP) com alunos com deficiência em cursos de aprendizagem industrial, bem como sobre dificuldades/possibilidades da inclusão na escola profissional e no mundo do trabalho. Isso tudo, com vista a auxiliar a sociedade na formação profissional docente e sugerir avanços educacionais e legais na área da formação de formadores para a educação profissional social. O problema que origina a pesquisa pode ser determinado como: Qual o perfil (características/capacidades/habilidades/competências) docente de quem atua na educação profissional do SENAI com alunos com deficiência? Quais os benefícios e as limitações das práticas pedagógicas baseadas nos princípios da inclusão e da segregação? No presente texto, o foco são as respostas oriundas de um segmento, ou seja, as respostas oriundas do segmento Gestores. Tais respostas são resultados de questionário de vinte e seis questões, aplicado a um representante de cada estado que coordena as ações de inclusão em todos os Estados do Brasil. Vale lembrar que o presente texto, resultado da opinião dos gestores pesquisados, será parte integrante da pesquisa de doutorado que prevê ainda a pesquisa junto a outros segmentos: Docentes e Discentes com deficiência. Aqui está registrado o que os gestores consideram primordial no perfil docente de quem atua com Pessoas com deficiência na EP, bem como os avanços e dificuldades da inclusão profissional na visão dos gestores nacionais de um programa que prevê a inserção de pessoas com deficiência na EP.

Palavras-chave: Perfil Docente. Inclusão. Pessoas com Deficiência. Educação Profissional.


ABSTRACT

This text is part of a survey being conducted from the qualification of Doctorate in Education project which provides for seeking contributions of three segments: teachers, students and managers about the profile (features / abilities / skills) teacher who works in professional education (PE) with students with disabilities courses in industrial as well as on difficulties / possibilities of inclusion in school and in the professional world of work. All this in order to assist the company in training teachers and suggest educational and legal advances in the area of ​​training of trainers for social work education. The problem originates from the research can be determined as: What is the profile (characteristics / skills / abilities / skills) teacher who works in professional education SENAI with students with disabilities? What are the benefits and limitations of teaching practices based on principles of inclusion and segregation? In this paper, the focus is on the answers derived from a segment, ie, the answers come from the segment managers. Such responses are results of a questionnaire of twenty-six questions, applied to a representative from each state that coordinates the actions of inclusion in all states of Brazil. Remember that this text, the result of the opinions of managers surveyed, will be an integral part of doctoral research which also provides a survey of other segments: teachers and students with disabilities. Here is the record that managers consider essential in the teaching profile of those working with people with disabilities into the EP, as well as the advances and difficulties of including professional managers in the vision of a national program that provides for the inclusion of people with disabilities in the EP.

Keywords: Teacher Profile. Inclusion. Disability. Vocational Education.


 

 

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