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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Pedagogia Hospitalar: acompanhamento pedagógico em ambiente não escolar junto ao grupo de apoio a criança com câncer – GACC

 

 

Luciane Soraia Carmo dos Santos FreireI; Vanúbia Almeida de MirandaII; Katiania Barbosa de OliveiraIII; Maria Rosemi Araújo do NascimentoIV

IGraduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), E-mail: soraia_freire@ig.com.br
IIGraduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – (CIESA), E-mail: nubiabil@hotmail.com
IIIProfessora Ms. em Educação e orientadora da pesquisa do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), E-mail: aneoliveira20@hotmail.com
IVProfessora Ms. em Ensino de Ciências na Amazônia e coorientadora da pesquisa do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), E-mail: profrosearaujo@hotmail.com

 

 


RESUMO

O presente trabalho surgiu a partir de debates realizados junto à disciplina Pesquisa, projetos e práticas educativas em ambientes não escolares do Curso de Pedagogia do CIESA. Os objetivos para a realização da mesma: Compreender o papel do pedagogo em ambiente não escolar, especificamente no GACC1 em Manaus/Amazonas, Identificar as práticas pedagógicas realizadas por este profissional, Verificar junto aos pais sua visão a cerca da importância do profissional pedagogo no GACC e por fim analisar as políticas públicas existentes em consonância a visão do gestor do grupo de apoio pesquisado. Com isto, este estudo justifica-se pela relevância social que o mesmo trará para a comunidade local junto ao grupo pesquisado e a comunidade científica. A Pedagogia Social e ou Pedagogia em Ambiente em Ambientes não escolares permaneceu por um longo período, negada, visto que este profissional anteriormente exercia sua prática profissional apenas em ambiente escolar formal. Isto se dava ora por falta de políticas públicas que efetivassem de forma obrigatória a presença deste profissional - nos diversos âmbitos onde a prática pedagógica, psicológica e social fossem requeridas -, ora por falta de abertura do mercado. É necessário compreender que quando se refere à Pedagogia em ambiente hospitalar, frisa-se o fato de que os profissionais da área da saúde estão preparados para cuidar das questões referentes às patologias clínicas do sujeito, mas em sua formação a preparação que ocorre no curso de pedagogia que é voltada para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do sujeito inexiste e é neste momento que o pedagogo dá continuidade a formação da criança/paciente em suas questões pedagógicas e de aprendizagem. O paciente independente da gravidade do quadro clínico tem garantido os seus direitos a educação escolar garantida a partir do estatuto da Criança e do Adolescente hospitalizado, através da Resolução nº. 41 de outubro e 1995. Quantos aos procedimentos metodológicos a pesquisa está fundamentada na abordagem teórico-metodológica da psicologia sociohistórica. Assim esta pesquisa denominada por qualitativa aqui está delineada por: observação participante, entrevistas semi-estruturadas e análise documental.

Palavras-Chave: Pedagogia Hospitalar. Políticas Públicas. Sujeito. Ensino Aprendizagem.


ABSTRACT

This work arose from discussions with the subject Research projects and educational practices in non-school Education Course of the CIESA. The objectives to achieve the same: Understand the role of educator in non-school environment, specifically in the GACC in Manaus / Amazonas, identify pedagogical practices conducted by this professional, check with parents about their vision of the importance of the professional educator in the GACC and finally analyze existing public policies consistent vision of the manager of the support group researched. With this, this study is justified by the social relevance that it will bring to the local community with the research group and the scientific community. Pedagogy and Social Pedagogy in the Environment or in non-school environments remained for a long time, denied, since it previously exercised his professional practice only in formal school environment. This could be either due to lack of public policies that effect so required the presence of this person - in the various areas where the pedagogical, psychological and social be required - either for lack of market opening. You must understand that when it comes to Pedagogy in a hospital environment, stresses the fact that health professionals are prepared to take care of issues relating to clinical pathologies of the subject, but in their training preparation that occurs in the course of pedagogy that is focused on developing cognitive, emotional and social development of the subject and is nonexistent at this point that the teacher continues the training of the child / patient issues in their teaching and learning. The patient regardless of the severity of the clinical picture has secured the rights guaranteed schooling from the status of the Children's hospital, by Resolution No..And 41 October 1995. How to research methodological procedures is based on theoretical and methodological approach of historical social psychology. So this qualitative research called for here is lined with participant observation, semistructured interviews and document analysis.

Keywords: Pedagogy Hospital. Public Policies. Subject. Teaching Learning.


 

 

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1 Grupo de Apoio a Criança com Câncer – GACC.