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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Juventudes e educação sociocomunitária: roteiros de investigação

 

 

Luís Antonio Groppo

Professor do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Pesquisador do CNPq. Email: luis.groppo@am.unisal.br

 

 


RESUMO

Apresento ideias orientadoras para uma pesquisa sobre a participação das juventudes nas práticas educacionais sociocomunitárias, destacando os municípios de Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Nova Odessa e Sumaré, pertencentes à Região Metropolitana de Campinas. Entre estas ideias, no que se referem à juventude, os conceitos de moratória social, geração e moratória vital de Margulis e Urresti. Ainda sobre a juventude, a concepção dialética das juventudes modernas e contemporâneas, que foca o caráter histórico, coletivo, múltiplo e conflituoso delas. Definida a Educação Sociocomunitária como intervenções educacionais que buscam mobilizar comunidades para promover transformações sociais mais globais, são propostas "hipóteses" a guiar tal pesquisa, que destacam os limites destas intervenções nas escolas de ensino médio e as contradições dos projetos e ações "fora da escola", entre as quais: os jovens pobres vistos como "perigo" social e o caráter quase-compulsório do trabalho "voluntário" para estes jovens.

Palavras-chave: educação sociocomunitária. juventude. Região Metropolitana de Campinas. sociologia da juventude.


ABSTRACT

I present ideas for guiding a research on the participation of youth in socio communitarian educational practices, highlighting the cities of Americana, Santa Barbara d'Oeste, Nova Odessa and Sumaré, in Metropolitan Region of Campinas/Brazil. Among these ideas, with regard to youth, the concepts of social moratorium, generation and vita moratorium, from Margulis and Urresti. Still on youth, the dialectic of modern and contemporary youth, focusing her historic, collective, multiple and conflicting character. Sociocommunitarian Education is defined: educational interventions that seek to mobilize communities to promote transformations in society. The "hypotheses" to guide that research highlights the limits of such interventions in high schools and the contradictions of the projects and actions "out of school". In these contradictions: poor youngsters seen as "social dangerous" and quasi-compulsory "volunteers" labor for this youth.

Keywords: sociocommunitarian education. youth. Metropolitan Region of Campinas/Brazil. sociology of youth.


 

 

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