4, v.2Inserção no mundo do trabalho: percepção do adolescente do ensino médioConstruindo uma pedagogia social de cuidado à criança ação socioeducativa com graduandos author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Pedagogia social crítica e teologias da libertação: caminhos que se encontram na práxis latino-americana

 

 

Maria Cecilia Garcez Leme

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo e em Teologia pela Universidade Nacional de Costa Rica. Professora da Escola Ecumênica de Ciências da Religião da Universidade Nacional de Costa Rica. Coordena o Projeto de Investigação e Extensão intitulado Religião e Educação Social - conversar para aprender a cuidar. E-mail: mgarcez@una.ac.cr / cilagarcez@yahoo.com.br

 

 


RESUMO

Nesta reflexão busco visibilizar alguns pontos de convergência entre a pedagogia social crítica e as teologias da libertação na América Latina, ressaltando a contribuição epistemológica e metodológica de Paulo Freire. A partir da década de 1960 acentua-se e se evidencia no continente latino-americano um processo de institucionalização da violência liberal conservadora, o que provocou profundas e rápidas transformações, principalmente de caráter social, político e cultural. Esse contexto gerou o surgimento de práticas pedagógicas sociais críticas como metodologias alternativas às práticas tradicionais de educação. Os fundamentos epistemológicos clássicos da pedagogia, as grandes linhas educativas, as diferentes perspectivas e formas de perceber a realidade do processo de ensino-aprendizagem existente já não davam conta de explicar a prática educativa latino-americana e, muito menos, ofereciam subsídios para sua transformação e adequação às novas realidades e necessidades contextuais. Dentre outras áreas do conhecimento, também a teologia foi fortemente influenciada por essas transformações e, ao mesmo tempo, influenciou e provocou mudanças contextuais significativas. É importante ressaltar que o conceito de educação libertadora, amplamente estudado e desenvolvido por Paulo Freire, interferiu de forma determinante nas reflexões teológicas e práticas cristãs no continente, tanto nas instituições eclesiais - pastorais, comunidades de base, congregações religiosas -, como também nos movimentos sociais que lutavam por transformações estruturais mais amplas e que, ainda que não estivessem diretamente vinculados a grupos eclesiais específicos, desenvolviam uma mística própria que inspirava sua atuação e luta. Enfatizar a relação entre a pedagogia social crítica e as teologias da libertação supõe revisar seus pressupostos teóricos e seus fundamentos históricos, assim como suas práticas e opções metodológicas para ver de que maneira essas disciplinas se encontram e interferem nos cenários sócio-culturais latino-americanos.

Palavras-Chave: Pedagogia Social Crítica. Teologias da Libertação. Pedagogia da Libertação. Paulo Freire.


ABSTRACT

In this paper I try to visualize some points of convergence between critical social pedagogy and liberation theologies in Latin America, emphasizing the epistemological and methodological contributions of Paulo Freire. From the 1960s becomes stronger and is evident in Latin America a process of institutionalization of violence liberal conservative, leading to profound and rapid changes, especially in social, political and cultural. This context led to the emergence of social criticism as a pedagogical methodologies alternatives to traditional educational practices. The epistemological foundations of classical pedagogy, the broad educational perspectives and different ways of perceiving the reality of the teaching-learning process did not account already exists to explain the educational practice in Latin America and much less offered subsidies for its transformation and adaptation to new realities and contextual needs. Among other areas of knowledge, theology was also strongly influenced by these changes and at the same time, influenced and caused significant contextual changes. Importantly, the concept of liberating education, widely studied and developed by Paulo Freire, interfere in a decisive way in theological reflection and Christian practice in the continent, both in ecclesiastical institutions - pastoral, grassroots communities, religious congregations - as well as movements who fought for social structural change and broader, though not directly linked to specific church groups, developed a mystique that inspired his own work and struggle. Emphasize the relationship between pedagogy and critical social liberation theologies supposed to review the assumptions and their historical background, as well as their practical and methodological options to see how those disciplines meet and interfere in the socio-cultural Latin American.

Keywords: Critical Social Pedagogy. theologies of liberation. Liberation Pedagogy. Paulo Freire.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

BIBLIOGRAFIA

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 2ª Ed. Campinas: Papirus, 2000.

___________. O quarto do mistério. Campinas: Papirus, 1999.

___________. Religión: opio o instrumento de liberación. Montevideo: Tierra Nueva, 1970.

ASSMANN, Hugo. Placer y ternura en la educación. Hacia una sociedad aprendiente. Madrid: Narcea, 2002.

___________. Opresión-liberación, desafío a los cristianos. Montevideo: Tierra Nueva, 1971.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar. Ética do humano – paixão pela terra. 15ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

___________. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres. São Paulo: Ática, 1995.

COMBLIN, José. As grandes incertezas na igreja atual. REB – Revista Eclesiástica Brasileira 265, janeiro de 2007.

___________. Pedagogia da indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000 B.

FREIRE, Paulo y SHOR, Ira. Medo e ousadia – o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 22ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo & Macedo, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 22ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

___________. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

___________. Extensão ou comunicação? 10ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983 A.

___________. Educação e mudança. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983 B.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.

GEBARA, Ivone. Rompendo o silencio. Uma fenomenologia feminista do mal. Petrópolis: Vozes, 2000.

GOTAY, Samuel Silva. El pensamiento cristiano revolucionario en América Latina y el Caribe. Puerto Rico: Sígueme, 1983.

GUTIÉRREZ, Francisco e PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Cortez / Instituto Paulo Freire, 1999.

HINKELAMMERT, Franz J. Sacrificios humanos y sociedad occidental: Lucifer y la bestia. San José: Editorial DEI, 1991.

MÉNDEZ, José Mario. Espacialidad y educación – aportes para la construcción de ambientes educativos no violentos. Em: Revista de Teología Siwo. Volumen 5, Número 4. San José: Sebila, 2011.

SALLY Mc Fague. Modelos de Dios – Teología para una era ecológica y nuclear. Santander: Sal Terrae, 1994.