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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Construindo uma pedagogia social de cuidado à criança ação socioeducativa com graduandos

 

 

Maria das Graças Barreto da SilvaI; Conceição Vieira da Silva OharaII; Nathalie Sales LlagunoIII

IDocente na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Membro da Cátedra Interinstitucional Joel Martins. E-mail: silva.barreto@unifesp.br
IIPró-Reitora de Extensão e Docente na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
IIIGraduanda de Enfermagem na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

 

 


RESUMO

Frente aos trabalhos desenvolvidos com a massagem e estimulação de bebês, acreditamos que, no atendimento a mães/pais/ bebês da comunidade em geral, ações socioeducativas pautadas pela pedagogia freireana e focadas no desenvolvimento humano podem ser estratégias de valor inestimável para a humanização dos cuidados infantis, com ampla repercussão na promoção, defesa e garantia dos direitos da criança. Nesse sentido, o Grupo de Massagem e Estimulação de Bebês (GMEB) vem tornando possível a articulação da extensão, através do ensino e de serviços voltados ao bem-estar e saúde da comunidade, buscando enfrentar o desafio de organizar o trabalho docente tendo a pesquisa como fonte de produção de conhecimento. Este estudo foi construído a partir da experiência de graduandos de enfermagem e medicina, aos quais, após terem observado as expressões e reações entre mãe-filho-enfermeira no Grupo Terapêutico de Massagem e Estimulação de Bebês (GTMEB), uma das atividades do GMEB, seguindo uma trajetória de pesquisa qualitativa na modalidade fenomenológica, foi proposta a seguinte questão: Descreva como foi sua experiência ao acompanhar as sessões do GTMEB. Os estudantes diziam como foram afetados pela originalidade da experiência, e apontavam descobertas construtivas sobre a valorização do vínculo afetivo e espontaneidade na relação mãe-bebê. Relatavam como isso havia contribuído para sua vida pessoal, e que o aprendizado profissional sistematizado reforçava a necessidade de conhecer o desenvolvimento da criança saudável e as formas de estimulação, destacando a importância de se considerar o bebê junto à mãe, como sujeito da intervenção. Diante da responsabilidade de acolher as famílias, ao vivenciarem trocas de saberes com profissionais, e mães/pais/ bebês, numa interação dialógica a partir das relações humanas que se estabelecem na singularidade da ação educativa/ética/formativa, os estudantes percebem que, ao dar voz aos bebês, eleva-se a importância do sujeito no processo de cuidar/educar, o que favorece a compreensão entre o ser e o mundo, num percurso que se expressa em diferentes linguagens, com mudança do foco perceptual. Por meio de uma intervenção significativa, ao promover a leitura do corpo do bebê eles compreendem sua fala autêntica, e o que isso significa para a produção de cidadania. Numa perspectiva interdisciplinar, através de reflexões oriundas da inter-relação do cuidado existencial com o cuidado profissional em suas aproximações teórico-prática-técnicas, revela-se uma ação educativa, por meio de uma pedagogia social de cuidado à criança, que torna clara a contribuição social acadêmica.

Palavras-Chave: Pedagogia Social. Enfermagem Pediátrica. Massagem em Bebês. Humanização do Cuidado. Pesquisa Qualitativa Fenomenológica.


ABSTRACT

With our work with infants' massage and stimulation, we believe that in the care of mothers/fathers/infants of the community, socialeducational actions based on Freire's pedagogy and focused on the human development can be valuable strategies to humanize infants' care, with a broad result in the promotion, defense, and guarantee of children's rights. In this sense, the Grupo de Massagem e Estimulação de Bebês (Infant Massage and Stimulation Group-GMEB) has been making possible the articulation of the extension, with teaching and services directed to health and well-being, in order to face the challenge of organizing the teaching work with research as a source of knowledge production. This study uses the experience of nursing and medicine undergraduates in the observation of the expressions and reactions of mothers-infants-nurses in the Therapeutic Massage and Infant Stimulation Group (GTMEB). This is one of the activities of the GMEB, and qualitative research based on Phenomenology has been used to answer the following question: Describe your experience following the sessions at GTMEB. The students expressed how they had been affected by the originality of the experience and pointed out constructive findings about the enhancement of the bonding and spontaneity in the mothers-infants relationship. It was mentioned how it contributed positively to their personal life, indicating that a systematized professional learning reinforces the need of knowledge about the development of healthy infants and the ways to stimulate them, highlighting the importance of placing infants close to their mothers as subjects of the intervention. By welcoming the families and exchanging knowledge with professionals, mothers/fathers/infants in a dialogical interaction, based on the human relations that are established in an education/ethical action, students realize that when infants are given a voice, the importance of the subject in the care/education process is enhanced, favoring the understanding between the person and the world, in a path that is expressed by different languages, with a change in the perceptual focus. Through a significant health intervention, when infants' body language is developed, they understand the way they communicate and this has outcomes in the production of citizenship. On an interdisciplinary perspective, making a reflection resulting from the interrelation between existential care and professional care in their theoretical-practical-technical approaches reveals an education action that uses social pedagogy for infants' care which shows the social contribution of the University.

Keywords: Social Pedagogy. Pediatric Nursing. Infant Massage. Humanization of care. Phenomenological Qualitative Research.


 

 

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