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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

As bases teóricas da socioeducação nas teorias não-críticas1

 

 

Maria Nilvane Zanella

Pedagoga, Especialista em Gestão em Centro de Socioeducação, Mestre em Políticas e Práticas em Adolescente em Conflito com a Lei e Mestranda em Educação (UEM), E-mail: nilvane@gmail.com

 

 


RESUMO

O referido artigo sistematiza a análise, concluída em 2011, no Mestrado Stricto Senso em Políticas e Práticas em Adolescente em conflito com a Lei, da Universidade Bandeirantes de São Paulo. A pesquisa bibliográfica objetiva desvelar as bases teóricas da educação social liberal, estruturadas a partir da análise de 27 estudos que sistematizaram práticas e metodologias de atendimento do adolescente em situação de conflito com a lei no Brasil. O problema de pesquisa buscou identificar, como as bases teóricas da educação social liberal se apresentam nas metodologias de atendimento e práticas socioeducativas desenvolvidas com adolescentes em conflito com a lei? Para definir o objeto selecionaram-se estudos realizados entre os anos de 1990 a 2008, disponíveis no banco de teses e dissertações da Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES). Nesse estudo, será traçado um paralelo entre os fundamentos da educação escolar e da educação social, concebendo-se que para a educação escolar o espaço institucional é a escola, enquanto que para a educação social, quando se trata de adolescente em situação de conflito com a lei, o lugar institucional é o espaço da socioeducação que se fundamenta em duas teorias, uma de caráter liberal e outra de cunho progressista. O artigo apresentado segue o caminho teórico percorrido por Dermeval Saviani ao analisar as Teorias da educação e objetiva identificar a presença de Teorias não-críticas, no âmbito da socioeducação e o estudo justifica-se por ser uma pesquisa de relevância para os diferentes profissionais que atuam na área.

Palavras-chave: Socioeducação. Adolescente em situação de conflito com a lei. Bases teóricas. Pedagogia social. Teorias da Educação social liberal e progressista.


ABSTRACT

This Article systematises the analysis, of the Masters Degree Stricto Sense Policies and Practices in Adolescents in conflict with the Law research, of the Bandeirantes University in São Paulo, completed in 2011. The literature review aims to uncover the theoretical basis of social liberal education, that was structured from the analysis of 27 systematized practices and methodologies to adolescents in conflict with the law studies, in Brazil. The research problem was to identify, how the theoretical basis of social liberal education are present in the methodologies of care and socio-educational practices developed with adolescents in conflict with the law. To set the object of this study it was selected studies conducted between 1990 to 2008, available in a database of thesis and dissertations of the Coordination of development of senior staff (CAPES). In this study, a parallel between the school education and social education foundation, conceiving that the school education space is the institutional school, while for social education, when it comes to adolescents in conflict with the law, the place is the institutional socioeducation space which is based on two theories, the liberal social one and the progressive one. The presented paper follows the path traveled by Dermeval Saviani theory that analyses the theories of education and aims to identify the presence of non-critical theories within the socioeducation. This study is justified because it has relevance for the professionals who are working in this area.

Keywords: Socioeducation. Adolescents in conflict with the law. Theoretical basis. Social pedagogy. Theories of social liberal and progressive education.


 

 

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1 Esse é o primeiro de quatro artigos que se pretende publicar sobre o tema e é decorrente da dissertação de Mestrado Profissional em Políticas e Práticas em Adolescente em conflito com a lei, defendida sob o título Bases teóricas da Socioeducação: análise das práticas de intervenção e metodologias de atendimento do adolescente em situação de conflito com a lei, no ano de 2011 na Universidade Bandeirantes de São Paulo, sob a orientação da professora Dra. Isa Maria Ferreira da Rosa Guará.