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Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Pedagogia social a serviço da juventude: investigação sociodramática em um ato

 

 

Marilia Josefina Marino

Pedagoga, mestre em Educação e doutora em Psicologia, Psicodramatista e profa. da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), E-mail: marilia_marino@uol.com.br

 

 


RESUMO

Os jovens do mundo de hoje experienciam desafios de diferentes ordens para a construção de seu projeto de vida e de modo particular, os jovens das classes populares, expostos a situações de vulnerabilidade, encontram poucos espaços para refletirem sobre os novos papéis sociais presentes na caminhada em direção a seu desenvolvimento pessoal-profissional. Os objetivos desta pesquisa-intervenção em um ato voltam-se para a compreensão do modo como jovens vinculados ao "Programa Ação Jovem" desenvolvido em uma cidade do interior paulista, lidam com alguns desses desafios ao abrir-se um espaço de educação social que possibilite vivência e reflexão tendo em vista a construção de seu projeto de vida. O trabalho atingiu por volta de 70 jovens entre usuários do Programa e seus convidados, além de contar com seus coordenadores e algumas autoridades locais abordando temas como: desafios do mundo de hoje; papéis no contexto familiar, social, profissional/ afetivo – sexual; valores e projeto de vida; construção de vínculos e o relacionar-se de modo mais saudável consigo mesmo, com o outro com e com o contexto social.O método de trabalho caracteriza-se como um Sociodrama, fundado na abordagem teórico-metodológica de Jacob Levy Moreno (1889-1974) que como precursor da pesquisa-ação considera todo ato sociopsicodramático, um ato de investigação.O protocolo da intervenção é apresentado e tanto a descrição do trabalho como seu processamento evidenciam o modo espontâneo-criativo com que os jovens lidaram com sua problemática e a de seu contexto trazendo contribuições no levantamento dos desafios que os mobilizam, no tomar contato com os novos papéis que o aguardam na vida social, no compreender as responsabilidades decorrentes, face às mudanças que envolvem sua corporeidade, sociabilidade e ampliação da compreensão do mundo, no resgate de valores fundamentais que os auxiliem na construção de seu Projeto de Vida e no compartilhar experiências e reflexões, ampliando e fortalecendo vínculos em direção a relações mais saudáveis. Os dados são ratificados nos depoimentos escritos colhidos ao final do trabalho, firmando a importância das intervenções sociopedagógicas que valorizam programas de políticas públicas voltadas para a juventude e a necessidade de sua implementação.

Palavras-Chave: Pedagogia Social. Juventude. Projeto de Vida. Sociodrama. Espontaneidade. Criatividade.


ABSTRACT

Today, young people experience challenges in different orders to construct its life's project. Young people from lower social class, in particular,  has fewer opportunities to reflect on new roles present in their personal and professional development process.The objectives of this intervention-research into an act is to understand how young people of the "Programa Ação Jovem", developed in a country side city, experience and reflect about their life's project construction in a social education intervention, that enables that reflection. The work has reached around 70 young people between users of the program and its guests, besides some program coordinators and some local authorities covering topics such as: the challenges of today's world, roles within the family, social, professional / emotional – sexual context, values and life's project, bond construction and establishing  more healthy relationship with themselves, with others and with the social context. The work method is characterized as a Sociodrama, based on the theoretical and methodological approach of Jacob Levy Moreno (1889-1974), who, as a  action-research precursor, considers every sociodramatic act as an investigation act  O the intervention protocol is presented and both the job description and its  processing show how spontaneity-creativity appears in the way the young people dealt with their issue and with the issues of their context, making contributions in the survey of the challenges that mobilize them, in realize the new roles that they will experience in the social life and its responsibilities, related to the changes involving their corporeality, sociability and expansion of understanding of the world , the recovery of the core values that help them to build their life's project and share experiences and reflections, broadening and strengthening bonds toward healthier relationships. The data are ratified in the written statements collected at the end of the work, confirming the importance of sociological interventions that value youth public policy programs and its implementation.

Keywords: Social Pedagogy. Youth. Life Project. Sociodrama. Spontaneity. Creativity.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

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