4, v.2Pedagogia social a serviço da juventude: investigação sociodramática em um atoEducação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

Animação sociocultural e políticas culturais em moçambique: revisitando a democracia e o processo de democratização cultural

 

 

Miguel Lázaro Marrengula

 

 


RESUMO

O presente artigo, tem como objetivo a compreensão da dimensão relacional que se estabelece entre teoria e prática da democracia e democratização cultural em Moçambique, com as atenções viradas para as estratégias de implementação participativa dos princípios das políticas culturais moçambicanas, de modo a poder contribuir para uma visão crítica sobre a situação das políticas culturais moçambicanas.
Em termos metodológicos, o artigo é resultado de consultas á legislação existente sobre a cultura em Moçambique e das literaturas do campo da Animação Sociocultural. O recurso a artigos jornalísticos e a observação directa e participativa sobre acções culturais em Moçambique foi indispensável.
Este artigo conclui que a difusão da cultura moçambicana e das respectivas políticas culturais, constitui um desafio para as autoridades moçambicanas e que na sua essência são ações bastante onerosas, para além do facto de haver a necessidade de mudança de atitudes em relação á cultura deixando de se pensar na cultura como "brincadeiras", passando a considerá-la uma fonte de desenvolvimento integral da sociedade e económico, daí a necessidade de melhorar os seus instrumentos de intervenção. Há ainda a considerar a necessidade de formação de animadores socioculturais e outros quadros do sector da cultura que de certa forma poderão contribuir na promoção da cultura.


ABSTRACT

This article aims at understanding the relational dimension established between theory and practice of cultural democracy and cultural democratization in Mozambique, with focus on the participatory strategies adopted in the implementation of the principles of the cultural policy in Mozambique, in order to be able to contribute to critical vision of the Mozambican cultural policies.
In methodological terms, the article is a result of consultations to the existing cultural legislation of Mozambique and to the literature of socio-cultural animation. The use of newspaper articles and direct observations, together with active participation to cultural activities was necessary.
The conclusions of this article refer that the diffusion of Mozambican culture and policies is a challenge to Mozambican authorities, since these actions are expensive and should be more budgeted, and this starts from changing the view and attitude of considering culture as just some extracts people's lives, and start to consider cultures as a source of social and economic development. There is a need for more training of socio-cultural animators and other professionals of the cultural sector in order to be able contribute on the correct promotion of the culture.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

Ander-Egg, E. (ed.) (1997). Metodología y prática de la animación socio-cultural; Argentina; Editora Lumen/Humanitas.

Ander-Egg, Ezequiel (1999); "O léxico do Animador", Edições ANASC

Besnard, P. (1990). A Animação Sociocultural, 1ª Edição, Barcelona, Paidós Educador.

Boal, A. (1980): Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Calvo, A (2002). La Animación Sociocultural – Una Estrategia educativa para la participación, Madrid, Alianza Editorial, 2002 (2)

César, L.A. (2009) O que é política; http://valdenycruz.blogspot.com/2011/05/o-que-e-politica-autor-lunamar-do.html

Freire, P. (1996); Pedagogy of the Oppressed (1970). New York: Continuum.

Freire, P. (1988); "The Adult Literacy Process as Cultural Action for Freedom and Education and Conscientization." In Perspectives on Literacy, ed. Eugene R. Kintgen, Barry M. K. & Mike Rose, Carbondale, IL: Southern Illinois University Press (pp. 398–409).

Freire, P. Pedagogia da indignação:  cartas pedagógicas e outras escritas. (2000):  São Paulo: UNESP.

Gonzalez, M. Viché (1990). Una Pedagogia de la Cultura – La Animación Sociocultural, Librería Certeza, Zaragoza,

Governo de Moçambique (2009) Plano quinquenal do governo de Moçambique 2009-2014

Ministério da Cultura de Moçambique (2007). Colectânea de Legislação Cultural em Moçambique, imprensa Nacional, Maputo.

Pedroso, A. (2002)

Platão, G. (1983) A República (livro V). Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983, 4a. ed.

Serrano, G. P. (2006). Qué es la animacíon sociocultural: Epistemologia y valores; Nárcea editors; Madrid, España.

de Carvalho, S. N. (SD) Metáfora e cultura: uma abordagem socio-cognitivista;  Tylor (1971) http://www.filologia.org.br/revista/39/09.htm

UNESCO (1995) Comissão Nacional de Moçambique para a UNESCO; relatório interno de cooperação intercultural de Moçambique. Documento não publicado.