4, v.2Animação sociocultural e políticas culturais em moçambique: revisitando a democracia e o processo de democratização culturalJogo de papéis e linguagem: diálogos possíveis entre Vigotski e Bakhtin author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum

 

 

Moacir Gadotti

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, Doutor Honoris Causa pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas, Professor Titular da Universidade de São Paulo, Fundador e atual Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire. É autor de diversos livros, traduzidos em vários idiomas, entre eles: Pedagogia da práxis (1996); História das ideias pedagógicas (1998); Paulo Freire: Uma biobibliografía (2001); Pedagogia da Terra (2002); Perspectivas atuais da educação (2003); Os mestres de Rousseau (2004), Educar para um outro mundo possível (2006) e Educar para a sustentabilidade (2008).

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

ANTUNES, Ângela e Paulo Roberto Padilha, 2010. Educação cidadã, educação integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Instituto Paulo Freire.

ASSUMPÇÃO, Raiane, org. 2009. Educação popular na perspectiva freiriana. São Paulo: Instituto Paulo Freire.

AZEVEDO, Jose Clovis, 2007. Reconversão cultural da escola: mercoescola e escola cidadã. Porto Alegre: Sulina.

BAPTISTA,  Isabel, 2005. Dar rosto ao futuro: a educação como compromisso ético. Porto: Profedições.

BAUMAN, Zygmunt, 2001. Comunidade. Rio de Janeiro: Zahar.

BECCEGATO, Luisa Santelli, 2001. Pedagogia sociale. Brescia: La Scuola.

BEISIEGEL, Celso de Rui, 2008. Política e educação popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. Brasília: Liber.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues, 1982. Educação popular. São Paulo: Brasiliense.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2010. Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

BUBER, Martin, 1987. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva.

CALIMAN, Geraldo, 2008. Paradigmas da exclusão social. Brasília: Unesco.

CEMBALISTA, Sílvia e Sônia Couto, 2011. Conviver, respeitar e valorizar a diversidade. São Paulo: Instituto Paulo Freire.

DEWEY, John, 1971. Experiência e educação. São Paulo: Nacional.

DIAZ, Andrés Soriano (2006). "Uma aproximação à pedagogia-educação social". In Revista Lusófona de Educação. Lisboa, no.7, pp. 91-104.

DURKHEIM, Émile, 1978. Educação e sociologia. Paulo: Melhoramentos, 11a. ed.

FERMOSO, Paciano, 1994. Pedagogía social: fundamentación científica. Barcelona: Herder.

FREINET, Célestin, 1974. A educação pelo trabalho. Lisboa: Presença (2 volumes).

FREIRE, Paulo & Adriano Nogueira, 1989. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Rio de Janeiro: Vozes.

FREIRE, Paulo & Antonio Faundez, 1985. Por uma pedagogia da pergunta. São Paulo: Paz e Terra.

FREIRE, Paulo, 1967. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREIRE, Paulo, 1970. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREIRE, Paulo, 1979. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREIRE, Paulo, 1991. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo, 1993. Política e educação. São Paulo: Cortez.

FREIRE, Paulo, 1997. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

GADOTTI, Moacir & Carlos Alberto Torres, 1992. Estado e educação popular na América Latina. Campinas: Papirus.

GADOTTI, Moacir & Carlos Alberto Torres, 1994. Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez/Edusp.

GADOTTI, Moacir e Francisco Gutiérrez, orgs. 1993. Educação comunitária e economia popular. São Paulo: Cortez.

GADOTTI, Moacir, 1995. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez.

GADOTTI, Moacir, 2007. Educar para um outro mundo possível. São Paulo, Publisher Brasil.

GADOTTI, Moacir, 2008. Educar para a sustentabilidade. São Paulo: Instituto Paulo Freire.

GADOTTI, Moacir, 2009. Economia solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Instituto Paulo Freire.

GALVÃO, Mariana, Paulo Roberto Padilha e Rosângela Leite, 2011. Diversidade e direitos. São Paulo: Instituto Paulo Freire.

GARRIDO, Noêmia de Carvalho, Odair M. da Silva, Francisco Evangelista, 2011a. Pedagogia social: educação e trabalho na perspectiva da pedagogia social. São Paulo: Expressão e arte.

GARRIDO, Noêmia de Carvalho, Odair Marques da Silva, Izalto J. C. Matos e Gabriel L. Santiago, orgs.,  2011b. Desafios e Perspectivas da Educação Social: um mosaico em construção. São Paulo: Expressão e Arte.

GOHN, Maria da Glória, 1999. Educação não-formal e cultura política. São Paulo: Cortez.

GOHN, Maria da Glória, 2006. "Educação Não-Formal na pedagogia social". In: I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 1., 2006. Anais eletrônicos. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br. Acesso em: 14 Março 2012.

GOHN, Maria da Glória, 2009. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez.

GOLDENBERG, Olga, 1990. "De la protesta a la propuesta". In: Acción Concertada. San José, Ano I, nº 4, agosto de 1990, pp.16-19).

GOMES, Paulo de Tarso, 2008. "Educação sóciocomunitária: delimitações e perspectivas". In: Revista de Ciências da Educação. Americana/SP: Ano X, N.o 18, 1.o Semestre/2008, pp. 43-63.

GRACIANI, Maria Stela Santos, 2005. Pedagogia do educador social de rua: análise e sistematização de uma experiência vivida. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire.

GRAMSCI, Antonio, 1976. La alternativa pedagógica. Barcelona: Nova Terra.

GRAMSI, Antonio, 1968. Os intelectuais e a organização da cultura. São Paulo: Civilização Brasileira.

IOSCHPE, Gustavo, 2012. "A utopia sufoca a educação de qualidade". In: Revista Veja, Ano 45, nº 15, 11 de abril de 2012, pp. 106-108.

JARA, Oscar, 1994. Para sistematizar experiencias: una propuesta teórico-prática. Lima: Tarea.

LA BELLE, Thomas, 1986. Nonformal Education in Latin American and the Caribbean. Stability, Reform or Revolution? New York: Praeger.

LUZURIAGA, Lorenzo, 1960. Pedagogia social e política. São Paulo: Nacional

MAKARENKO, Anton Simionovich, 2005. Poema pedagógico. São Paulo: Editora 34.

MANFREDI, Silvia, 2002. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez.

MARTINS, Marcos Francisco, 2012. "Educação sóciocomunitária em construção". In: www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/28/art08_28.pdf. Acesso em 7 de abril de 2012.

MÉSZÁROS, István, 2005. A educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo.

MONTEIRO, Evelcy Monteiro, 2012. "A pedagogia social: diálogo e fronteiras com a educação não-formal e educação sóciocomunitária". In: http://www.am.unisal.br/pos/stricto-educacao/pdf/mesa_8_texto_evelcy.pdf. Acesso em 07 de abril de 2012.

NATORP, Paul, 1913. Pedagogía Social. Teoria da educação e da vontade sobre a base da comunidade". Madrid: La Lectura, 1913. Original alemão de 1898.

NATORP, Paul, 1987. Curso de pedagogía social. México: Porrúa.

NIDELCOFF, Maria Teresa, 1994. Uma escola para o povo. São Paulo: Brasiliense (36ª ed.)

NISBET, Robert, 1982. Os filósofos sociais. Brasília: Universidade de Brasília.

NÚÑEZ HURTATO, Carlos, 1986. Educar para transformar, transformar para educar. Buenos Aires: Humanitas.

NUÑEZ, Violeta, 1999. Pedagogía social: cartas para navegar en el nuevo milenio. Buenos Aires: Santillana.

PADILHA, Paulo Roberto, 2004. Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire.

PALACIOS, Jesús, 1978. La cuestión escolar: críticas y alternativas. Barcelona: Laia.

PEREZ SERRANO, G. 2003. Pedagogia social, educación social: construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea Ediciones.

PETRUS, Antonio, org, 1997. Pedagogía social. Barcelona: Ariel Educación.

PINTO, Álvaro Vieira, 1997. Sete lições sobre a educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1997, 10a. ed.

PISTRAK, E. 1981. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Brasiliense. O original é de 1924. Tradução e apresentação de Maurício Tragtenberg.

POSTER, Cyril & Jürgen Zimmer, 1995, orgs. Educação comunitária no Terceiro Mundo. Campinas: Papirus (Série Educação Internacional do Instituto Paulo Freire).

QUINTANA, José Maria, 1988. Pedagogia social. Madrid: Dykinson.

RAMOS, Marcos Fadanelli e Artur Roman, orgs, 2011. Educadores sociais: a importância da formação na implementação de tecnologias sociais. Brasília: Fundação Banco do Brasil.

ROMANS, M., PETRUS, A., TRILLA, J. orgs, 2003. Profissão: educador social. Porto Alegre: Armed.

ROMÃO, José Eustáquio, 2000. Dialética da diferença: o projeto da Escola Cidadã frente ao projeto pedagógico neoliberal. São Paulo: Cortez.

RUIZ, Candido, 2003. Educación social: viejos usos y nuevos relatos. Universidad de Valencia.

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich, 1983. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense.

SILVA, Jair Militão da, org. 1996. Educação comunitária: estudos e propostos. São Paulo: SENAC.

SILVA, Roberto da e outros, orgs, 2011. Pedagogia social: contribuições para uma teoria geral da educação social. São Paulo: Expressão e arte (volume dois).

SILVA, Roberto da, João Clemente de Souza Neto e Rogério Adolfo de Moura, orgs, 2009. Pedagogia Social. SãoPaulo: Expressão e Arte.

SOARES, Leôncio José Gomes, 2002. Diretrizes curriculares nacionais: educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A.

SOARES, Leônico José Gomes, 2006. Aprendendo com a diferença: estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica.

SUCHODOLSKI, Bogdan, 1971. Tratado de pedagogía. Barcelona: Península.

SUCHODOLSKI, Bogdan, 1972. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. Lisboa: Horizonte.

TORRES, Alfonso, 2011. La educación popular: trayectoria y actualidad. Bogota: El Buho.

TORRES, Carlos Alberto, 1992. A política da edução não-formal na América Latina. São Paulo: Paz e Terra.

TORRES, Carlos Alberto, 1997. Pedagogia da luta: da pedagogia do oprimido à escola pública popular. Campinas: Papirus.

TORRES, Carlos Alberto, Maria Del Pilar O'Cadiz e Pia Lindquist Wong. Educação e democracia: a práxis de Paulo Freire em São Paulo. São Paulo, IPF/Cortez, 2002.

TORRES, Rosa Maria (org.), 1987. Educação popular: um encontro com Paulo Freire. São Paulo: Loyola.

TRILLA, Jaume e Elie Ghanem, 2008. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus.

TRILLA, Jaume, 1996. La educación fuera de la escuela. Barcelona: Ariel.

WANDERLEY, Luiz Eduardo, 1984. Educar para transformar: educação popular, igreja católica e politica no Movimento de Educação de Base. Petrópolis: Vozes.