4, v.2Jogo de papéis e linguagem: diálogos possíveis entre Vigotski e BakhtinEducação social e escolar: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóis author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Educador social: diferentes campos de atuação, formação e reconhecimento profissional.

 

 

Noêmia de Carvalho Garrido

Doutoranda em Língua e Cultura Portuguesas – Universidade Trás – os – Montes e Alto Douro – Portugal. Professora de EJA I – FUMEC/Campinas. Membro/tesoureira da Associação Brasileira de Pedagogia Social – ABRAPSocial

 

 


RESUMO

Este texto pretende trazer para o debate o papel do Educador Social nos diferentes campos de atuações. Necessidade de criação de curso a partir do nível médio para a formação especificamente desses educadores que na prática desempenham a função de educar, porém longe de ser reconhecido como profissional da educação. A regulamentação da profissão do Educador Social já há algum tempo vem ganhando espaços nos congressos e eventos dos educadores sociais, sobretudo numa perspectiva de sensibilizar o poder público na implementação de leis que regulamentem  como profissional o trabalhador, "educador social". Criar espaço junto à sociedade brasileira para o alargamento da concepção de educação social e dos profissionais que se encontram atuando em diferentes campos dessa área.

Palavras-chave: Educador Social. Formação. Profissionalização.


ABSTRACT

This text intends to bring to the debate the role of Social Educator performances in different fields. Need for creation of course from the average level of training specifically for educators in practice play the role of education, but far from being recognized as professional education.  The regulation of the profession of Social Educator for quite some time been gaining spaces in conferences and meetings of educators, specially with a view to sensitize the public on the implementation of laws governing the employee as a profession, "social educator". Create space with the Brazilian society to extend the concept of social education and professionals who are working in different fields of this área.

Keywords: Social Educator. Formation. Professionalization.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Referência Bibliográfica

CARO, Sueli M. Pessagno; GUZZO, Raquel S. Lobo. Educação Social e psicologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2004.

GADOTTI, Moacir. O MOVA-SP Estados e Movimentos Populares. In: ______ ; ROMÃO, José E. (Orgs). Educação de Jovens e Adultos: teoría, prática e proposta. 5ª ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002.  – (Guia da escola cidadã; v. 5). pp. 91-100.

GARRIDO, Noêmia de Carvalho [et al.] (Orgs). Desafios e Perspectivas da Educação Social: um mosaico em construção. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2010.

______; CARO, S. M. P.; EVANGELISTA, F. A Formação Profissional do Educador Social no Nível Médio: uma proposta em discussão. In: ______. [et al.] (Orgs). Pedagogia Social: educação e trabalho na perspectiva da pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011. pp. 21-36.

______; [et al.] (Orgs). Educação e Trabalho na Perspectiva da Pedagogia Social, São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011.

NENEVÉ, Miguel; SOUZA, Marilene P. Rebello de. A educação para a cidadania: intenção e realidade. In: Revista Educação & Cidadania. Campinas. SP: Editora Átomo, ano 5, número 1, volume 5, 2006. pp 75-84.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, 48ª reimpressão: Paz e Terra, 2005.

ROMÃO José E. Compromissos do educador de jovens e adultos. In: GADOTTI Moacir; ROMÃO, José E. (Orgs). Educação de Jovens e Adultos: teoría, prática e proposta. 5ª ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002.  – (Guia da escola cidadã; v. 5). pp. 61-78.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação e ética no processo de construção da cidadania. In: Revista Educação & Cidadania. Campinas, SP: Editora Átomo, ano 5, número 2, volume 5, 2006.

SILVA, Odair Marques da. Redes Sociais – educação social e trabalho. In: GARRIDO; [et al.] (Orgs). Pedagogia Social: educação e trabalho na perspectiva da pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011. pp. 111-129.

SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, Clemente de; MOURA, Rogério Adolfo. (Orgs). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009.

SOARES, Leôncio José Gomes. Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. – (Diretrizes curriculares nacionais).