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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Educação social e escolar: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóis

 

 

Norma Silvia Trindade de Lima

Docente do Programa de Mestrado em Educação e do Curso de Psicologia do UNISAL, U.U. Americana; Doutora em Educação, Psicodramatista e psicóloga. normastl@superig.com.br

 

 


RESUMO

Somos seres prenhes de necessidade e imaginação, atravessados por fluxos que nos afetam e nos produzem. Olhares e dizeres pronunciados, insinuados e interditados. Identidades e diferenças nos compõem como mosaicos. A identidade é uma história narrada e a diferença uma contingência velada. Nossa história é uma narrativa criada, contada, ouvida, repetida, inacabada. Tanto mais fidedigna quanto a repetição e o testemunho. A potência humana é um mistério que se realiza ao acaso, por afecções. Assim, sugere-se que os espaços e ações educativas assumam a intencionalidade de colaborar com processos de singularização, estimulando o vigor e a potência de cada ser. Portanto, este texto é uma narrativa construída a partir de distâncias, proximidades, diálogos, silêncios, ações e desejos sobre educação social e educação escolar, dando ênfase à produção de subjetividades e diferenças no âmbito do educar e do existir.

Palavras-chave: educação social. educação escolar. inclusão. subjetividades. diferença.


ABSTRACT

We are all beings full of needs and imagination, crossed by streams that both affect us and produce us. Glances and pronounced and insinuated words. Identities and differences make us mosaics. The identity is a told story and the difference is a veiled contingency. Our story is a created, told, heard, repeated, unfinished narrative. Much more reliable as the repetition and the testimony. The human capacity is a mystery that builds up through randomness, by conditions. Thus, conditions and education movements should take the singularization process into account and making it through a collaboration process, stimulating the force  and the potential of each and every being. Therefore, this essay deals with a built up narrative about distance, proximity, dialogues, silence, actions and desires about social and scholar education, prioritizing the production of subjectivity and the differences between school field and existence.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

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