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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Os movimentos sociais nas tramas das redes sociais

 

Social movements in the plots of social networking

 

 

Odair Marques da Silva

Educador Social, Mestre em Gestão da Qualidade – FEM/Unicamp; docente no Programa de Pós-Graduação em Pedagogia Social – UNISAL/Campinas.

 

 


RESUMO

Esse texto apresenta uma perspectiva diferenciada sobre os movimentos sociais, relações estabelecidas através das redes sociais que podem ser caracterizadas como um novo fenômeno social de massa e, em certos aspectos de articulação, como um movimento popular. Podemos notar as mudanças comportamentais diante do avanço tecnológico e a comunicação entre milhares de pessoas que interagem de diferentes classes como ferramenta educativa e como mobilização da educação popular. O computador e os processos tecnológicos, nas redes sociais, de certa forma proporcionam liberdade de comunicação e pode influenciar a luta de  uma sociedade organizada, sobretudo, na organização de saberes e no planejamento de ação e de liderança. Atualmente identificam-se nos eventos, congressos e movimentos sociais, debates em torno das denominadas redes sociais especialmente relacionados ao campo da pedagogia do oprimido, educação popular e pedagogia social. As redes sociais na academia identificam como funcionalidade, variantes para a pesquisa de definições teóricas e na construção de conceitos proporcionando produções de diversidades culturais e históricas. Assim ao trazer para o debate os movimentos sociais nas tramas das redes sociais, nesse IV CIPS, enfatizamos a atuação do educador social diante da luta de classes apropriando de uma nova ferramenta no enfrentamento dos desafios para construção de cidadania interconectada pela tecnologia informacional e comunicacional.

Palavras-chave: Movimentos sociais. Redes sociais. Educador social.


ABSTRACT

This text shows a perspective differentiated on social movements, the relationships established through social networks that can be characterized as a new social phenomenon of mass and, in certain aspects of circulation, as a popular movement. We may notice behavioral changes on the technological advancement and communication among thousands of people interacting in different classes as an educational tool and as mobilization of popular education. Computer and technological processes, social networks, somehow provide freedom of communication and can influence the struggle of an organized society, especially in the organization of knowledge and action planning and leadership. Currently identify themselves in events, conferences and social movements, debates on the so-called social networking especially related to the field of pedagogy of the oppressed, popular education and social pedagogy. Social networks in academia identify as functionality, different ways to search for theoretical definitions of concepts and construction providing productions of cultural and historic diversity. So to bring to the debate social movements in the frame of social networks, this IV CIPS, we emphasize the role of the social educator in front of the class struggle appropriating a new tool in facing the challenges to building citizenship interconnected by information technology and communications.

Key words: Social Movements. Social networking. Social Educator.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

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