4, v.2A formação do leitor mediada pela participação socialReflexões sobre a contribuição teórico-metodológica da educação popular freiriana para a extensão universitária author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

A formação de trabalhadores na modalidade e-learning através das associações empresariais na espanha

 

 

Rafael M. Hernández Carrera

Doutorando pela Universidade de Sevilha, Espanha, Departamento de Teoria e História da Educação e Pedagogia Social, E-mail: rhernandezcarrera@yahoo.es

 

 


RESUMO

A Formação de Trabalhadores está presente nos debates mais recentes da atualidade acadêmica e política. Desempenha um papel muito importante no desenvolvimento educativo, econômico, empresarial e social em nosso entorno. Além disso, a Aprendizagem ao longo da vida e a Educação de Adultos são disciplinas científicas que deverão estruturar este tipo de processos educativos. Por sua vez o e-learning é uma metodologia de grande valor neste tipo de formação, já que insiste em um aprendizado baseado na experiência. Os programas de formação para o emprego são vistos como uma oportunidade para adaptar estas atividades às características do aprendizado adulto. Este estudo realiza uma abordagem destes conceitos e são focados em uma pesquisa quantitativa de um programa de formação para o emprego ministrado no formato e-learning por uma das principais associações empresariais da Espanha. Está dividido em quatro partes bem diferenciadas: Na primeira parte é realizada uma aproximação epistemológica à Formação dos Trabalhadores. Posteriormente é feita uma aproximação à formação para o emprego na Espanha: diferentes inciativas relacionadas com a formação para o emprego, análises quantitativas dos programas desenvolvidos ao longo de 2011, número de ações de formação desenvolvidas, participantes nas mesmas, modalidades de ensino, etc. Em terceiro lugar é realizado um percurso pelas origens das associações empresariais na Espanha. Por último, analisa-se um programa de formação de trabalhadores desenvolvido por uma das principais Associações de Empresários da Espanha. Para a realização desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico com relação à Formação de Trabalhadores, a Educação de Adultos e a Formação Permanente. Posteriormente, usou-se a metodologia de pesquisa quantitativa para analisar o programa de formação dos trabalhadores da confederação de empresários. Está baseada na análise dos questionários de avaliação que os alunos respondem quando realizam algum curso de Formação para o emprego. Foram analisados 15.000 questionários baseados em 10 categorias/dimensões.

Palavras-chave: Educação de Adultos. Lifelong learning. Formação de Trabalhadores. Formação na Empresa. e-learning.


ABSTRACT

Workers' Training is a theme that is present in the most current academical and political debates. It plays a very important role in educational, economical, business and social development in our environment. What's more, Lifelong Learning and Adult Learning are scientific disciplines that need to form the backbone of these educational processes. E-learning is a highly valued methodology as it centres on a type of learning that is based on experience. The training programmes for companies see this as an opportunity to adapt these activities to the characteristics of Adult Learning. This study will go deeper into these concepts and is focused on a quantitative investigation of a training programme for a company that has been taught using the e-learning methodology by one of the top entrepreneur associations in Spain. It is made up of four very different parts: In the first part we carry out an epistemological estimate of training for workers. This is followed by an estimate of training for employment in Spain: different initiatives related to training for employment, quantitative analysis of the programmes that were developed over the year in 2011, the number of training courses that took place, the people that took part in said courses, the teaching method used etc. The third section will look into the origins of the entrepreneur associations in Spain. Finally, it analyses a training programme for workers that has been developed by one of the principal Entrepreneur Associations in Spain. To produce this investigation, a bibliographical investigation into Training for workers, Adult learning and Continuous Training has been carried out. Subsequently, the methodology of quantitative cross section has been used to analyse the training programme of the Entrepreneur Confederation. It is based on the analysis of the questionnaires that are completed by the students when they complete any course related to Training for employment. 15.000 questionnaires have been analysed on the basis of 10 categories / dimensions. 

Keywords: Adult learning. Lifelong learning. Workers' training. Training in Company. e-learning.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

BIBLIOGRAFIA

ALHEIT, P. (s.f.). La entrevista narrativa. Traducción manuscrita por José González Monteagudo.

ALHEIT, P. Y DAUSIEN, B. (2007). En el curso de la vida. Educación, formación, biograficidad y género. Xátiva, Valencia: Edicions del Crec.

ANDRÉS, M.P. (2001). Gestión de la Formación en la empresa. Ediciones Pirámide.

CABRERA, M. (1997). La modernización política. Los empresarios en la historia de España. Papeles de Economía española, Nº 73. Pp. 272-284.

CEDEFOP (2011). Learning while working. Success stories on workplace learning in Europe. Luxemburgo.:Publication Office of the European Union

CEDEFOP (2011). The benefits of vocational education and training. Luxemburgo: Publication Office of the European Union.

CEDEFOP (2011). Shaping lifelong learning: making the most of European tools and principles. Briefing Note. Thessaloniki: Diciembre, 2011.

CEDEFOP (2011). The impact of vocational education and training on company performance. Luxemburgo: Publication Office of the European Union.

COLLADO BRONCANO, M., PÉREZ FERRANDO, V., LUCIO VILLEGAS, E. (1994). Reflexiones sobre la política de educación de adultos en Andalucía. En Requejo Osorio (comp.), Política de educación de adultos. Ed. Tórculo.

COMISIÓN EUROPEA. EDUCACIÓN Y CULTURA (2005). Educación y formación 2010. Principales iniciativas y resultados políticos en educación y formación desde el año 2000. http://www.forem.es/arabe/VERDE/pdf/informacion/6.1.PDF

DE PRADO R. y HERNÁNDEZ, R. (1997). Entrevista con Peter Alheit. Revista Diálogos, Educación y formación de personas adultas. Vol. 9, abril de 1997. Pág. 5-13.

DEL PRADO MARTÍNEZ, M.A. (s.f.). Fuentes documentales para el estudio del asociacionismo empresaria: Federación de empresarios del metal de Zaragoza (FEMZ). Documento manuscrito. No publicado. CEPYME Aragón.

DÍAZ DE IPARRAGUIRRE, A.A. (2009). La gestión compartida Universidad-Empresa en la formación del capital humano. Su relación con la competitividad y el desarrollo sostenible. Tesis doctoral. Edición electrónica gratuita. Texto completo en www.eumed.net/tesis/2009/amdi/

GELPI, E. (1994). La educación permanente: principio revolucionario y prácticas conservadoras.  En Sánchez Román, A. (Comp.)La educación Permanente como proceso de transformación. Sevilla MCEP.

LEVIN, R. y RUBIN, D. (1996). Estadística para administradores. México: Ed.Prentice-Hall Hispanoamericana.

MINISTERIO DE LA  PRESIDENCIA. SECRETARÍA GENERAL TÉCNICA. (2005). Programa nacional de reformas de España.

REGGIO, P. (2010). El cuarto saber. Guía para el aprendizaje Experiencial. Xátiva, Valencia: Edicions del Crec.

REQUEJO OSORIO, A. (2003). Educación permanente y educación de adultos. Barcelona: Ariel.

SARRATE, M.L. (1997). Educación de Adultos. Evaluación de Centros y de experiencias. Madrid: Narcea Ediciones.

SPIEGEL, M. (2010). Probabilidad y estadística. McGraw Hill

TEJEDOR, J y GARCÍA-VALCARCEL, A. (2012). Sociedad Tecnológica e Investigación Educativa. Revista Española de Pedagogía. N. 251 enero-abril 2012. Pp. 5-26.