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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Reflexões sobre a contribuição teórico-metodológica da educação popular freiriana para a extensão universitária

 

 

Raiane Patrícia Severino Assumpção

Doutora em Sociologia. Docente do Curso de Serviço Social do Departamento de Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. E-mail: raianeps@uol.com.br

 

 


RESUMO

Este trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a contribuição do referencial teórico-metodológico da educação popular freiriana para a efetivação da extensão no espaço da universidade, de forma indissociável do ensino e da pesquisa. O material analisado foi obtido com a realização de um levantamento bibliográfico sobre o papel da extensão universitária no Brasil e de uma pesquisa participante em um projeto de extensão da UNIFESP/BS que atua com jovens da cidade de Santos-SP. Constatou-se que a extensão universitária, pautada na concepção de educação popular freiriana, deve ser reconhecida como uma via frutífera para a construção de um processo educativo e científico que viabiliza a formação profissional e a produção de conhecimentos de forma transformadora - a construção de um processo, por meio do diálogo entre o conhecimento acadêmico e o saber popular, gerador de ações que transformaram a "visão de mundo" dos sujeitos envolvidos e parte da realidade social. Esta concepção de extensão universitária possui como fundamento o exercício da práxis - um ciclo constituído pelo questionamento permanente da realidade e das explicações existentes, pela reflexão teórica, pela atuação prática e pela produção de novos conhecimentos -, resultante de um diálogo respeitoso e ações efetivas entre sujeitos que ocupam diferentes espaços sociais e possuem saberes distintos.

Palavras-chave: Educação Popular Freiriana. Extensão Universitária. Pesquisa Participante. Juventude.


ABSTRACT

This paper presents the results of a study on the contribution of theoretical and methodological framework of Freirean popular education for the realization of the university extension in space, so inseparable from teaching and research. The material analyzed was obtained by conducting a literature review on the role of university extension in Brazil and a survey participant in an extension project of the UNIFESP / BS that works with young people in the city of Santos-SP. It was found that university extension, based on the concept of Freirean popular education, should be recognized as a fruitful path for the construction of an educational process that enables and scientific training and knowledge production in order processing - the construction of a process through dialogue between the academic knowledge and popular knowledge, generating actions that transformed the "world view" of the individuals involved and part of social reality. This conception of university extension has as basis the exercise of praxis - a cycle consisting of the permanent questioning of reality and the existing explanations for the theoretical, the practical performance and the production of new knowledge - resulting in a respectful dialogue and effective action from individuals who occupy different social settings and have different knowledge.

Keywords: Freiriana Popular Education. University Extension. Participatory Research. Youth.


 

 

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