Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012
Professores-visitadores: pontes possíveis entre educação escolar e educação social
Roberta Bellinato
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. Roberto da Silva. E-mail: be_nato@yahoo.com.br
RESUMO
Este artigo pretende discutir a possibilidade de aproximação entre alguns elementos da Educação Escolar com o campo da Educação Social.
Tal possibilidade será pautada na análise de uma experiência educacional desenvolvida na rede municipal de ensino de Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo. Esta situação propõe a atuação deste profissional em âmbito diferente da instituição escolar, pois o professor deixa o espaço escolar e segue em território domiciliar, sendo a visita dos professores a principal ação do programa.
Diante da atuação diferenciada destes profissionais, este artigo busca apresentar em que medida esta experiência pode ser relacionada aos elementos presentes nas práticas em Educação Social, tendo como foco a comparação do professor com o educador social. As análises aqui apresentadas estão pautadas em uma dissertação de mestrado, a qual adotou como metodologia a abordagem qualitativa dos dados, já que se trata do estudo pautado nas relações e percepções humanas. Nela foram realizadas pesquisas documentais, bibliográficas e de campo, destacando a importância dos relatórios construídos pelos professores, nos períodos posteriores às visitas, como fonte principal de informações para as análises efetivadas.
Ao término da investigação, algumas características foram identificadas, sendo estas entendidas como emergentes e inerentes à experiência daqueles que visitaram seus alunos, as quais podem ser relacionadas à Educação Social, principalmente na comparação das características despertadas nos professores com as características necessárias às práticas dos educadores sociais. Assim, na perspectiva das práticas destes professores-visitadores encontramos elementos da Educação Social, o que favorece a aproximação destes com os educadores sociais indicando um terreno de diálogo entre a Educação Escolar e a Educação Social.
Palavras-chave: Educador Social. Família. Visita Domiciliar. Educação Social. Educação Escolar.
ABSTRACT
This article discusses the possibility of approximation between some elements of school education in the field of Social Education. This possibility is based on the analysis of an educational experience developed in the municipal school system Taboão da Serra, São Paulo metropolitan region. This situation suggests the role of professional in different scope of the school because the teacher leaves the school and goes home territory, since visiting teachers the main action of the program. Front of differentiated performance of these professionals, this article aims to show to which reassure this experience can be related to the elements present in the practices in Social Education, focusing on the comparison of the teacher with the social educator. The analysis presented are based in a dissertation, which as methodology approach of qualitative data, since it is based in the study of relationships and human perceptions. It was conducted documentary research, bibliographic and field, highlighting the importance of the reports by professors, in later periods to visit, as the main source of information for analysis effect. At the end of the investigation, some features have been identified, these being understood as emerging from the experience and those who visited their students, which may be related to Social Education, especially in comparison of the characteristics aroused in teachers with the necessary characteristics to the practices of educators social. So, in the perspective of the practices of these teachers, visitors can find elements of Social Education, which promotes the approach of the educators indicating an area of dialogue between the School Education and Social Education.
Keywords: Social Educator. Family. Home Visit. Social Education. School Education.
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