4, v.2Educação em prisões: apontamentos para um projeto político pedagógicoEmpreendedores: o que a escola tem com isso? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

O papel da educação na reconstrução nacional da República de Angola

 

 

Samuel Carlos Victorino

Reitor da Universidade Lueji A'Nkonde (ULAN), Lunda Norte, Lunda Sul, Malanje – República de Angola. Email: samuel.victorino@ulan.ac

 

 


RESUMO

A República de Angola conquistou a sua independência a 11 de Novembro de 1975. Nesta altura a taxa geral de analfabetismo era de 85% da população. Com a aprovação da Lei de Bases do Sistema de Educação, Lei 13/01 de 31 de Dezembro de 2001, foi lançado um processo de reforma do sistema de educação, cujo impacto no desenvolvimento socioeconómico do país é notório. O fim do conflito armado, concretizado com a assinatura dos acordos de paz a 04 de Abril de 2002, possibilitou um rápido desenvolvimento da educação em todo o país. A rede escolar foi ampliada com a construção de novas escolas do ensino geral e Institutos Médios Politécnicos em todas as províncias, o que possibilita a formação profissional de muitos jovens.  No período de 2001 a 2010, período de paz, construíram-se 34.580 novas salas de aulas que representa uma média/ano de 3.842 salas de aula construídas, o n.º de alunos matriculados no sistema de educação triplicou, passando de 2 milhões em 2001 a 6 milhões em 2010. O n.º de professores empregados passou de 58 000 em 2001 a 200 000 em 2010. No ensino superior registou-se a criação de 6 novas Universidades públicas em 2009, resultantes do redimensionamento da única universidade pública existente até então. A abertura do ensino superior ao sector privado possibilitou a criação de 22 Instituições de ensino Superior, tuteladas por entes privados. Esta expansão do ensino superior possibilitou a triplicação do n.º de estudantes matriculados no ensino superior. O número de jovens graduados é, a cada ano, cada vez maior, com forte implicação positiva na vida de muitas famílias. No âmbito das políticas de reconstrução e desenvolvimento da República de Angola, o desenvolvimento do Sector da Educação assume uma importância crucial, constituindo um vector estratégico no combate à pobreza e ao analfabetismo, na promoção da saúde, na redução das desigualdades sociais e de género, na recuperação socioeconómica e na consolidação de uma sociedade democrática e de direito.

Palavras-chave: Acordos de Paz. Sistema de Educação. Ensino Superior. Desenvolvimento


ABSTRACT

The Republic of Angola gained its independence on November 11, 1975. At this point the overall rate of illiteracy was 85% of the population. With the passage of the Basic System of Education, Law 13/01 31 December 2001, launched a reform of the education system, whose impact on the socio-economic development of the country is notorious. The end of the armed conflict, achieved with the signing of peace agreements to April 4, 2002, enabled a rapid development of education throughout the country. The school network was expanded with the new construction of mainstream schools and Medium Polytechnic Institutes in all the provinces, which provides vocational training for young people. In the period 2001 to 2010, a period of peace, 34,580 new classrooms were built which represents an average of 3,842 classrooms built / year. The number of students enrolled in education has tripled, from 2 million in 2001 to 6 million in 2010. The number of teachers employed increased from 58,000 in 2001 to 200,000 in 2010. In higher education there was the creation of six new public universities in 2009, resulting from the downsizing of the only public university existed until then. The opening of higher education to the private sector enabled the creation of 22 Institutions of Higher Education, tutored by private entities. This expansion of higher education enabled a tripling of the Number of students enrolled in higher education. The number of young graduates is every year increasing, with strong positive implication in the lives of many families. Under the policies of reconstruction and development of Angola, the development of the Education Sector is of crucial importance, constituting a strategic fight against poverty and illiteracy, promoting health, reducing social inequalities and gender in socio-economic recovery and the consolidation of a democratic society and law.

Keywords: Peace Accords. Education System. Higher Education. Development. 


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Material consultado:

1 - Relatório da fase de experimentação do Ensino Primário e do 1º Ciclo do Ensino Secundário.

Comissão de Acompanhamento das Acções da Reforma Educativa (CAARE). Setembro de 2010 Joaquim Cabral – Coordenador

Ministério da Educação da República de Angola.

2 – Universidade Agostinho Neto (2008): Relatório anual. 

EDUAN editora