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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Empreendedores: o que a escola tem com isso?

 

 

Sandra Regina do Amaral

Doutora em Ciências da Educação. Prefeitura Municipal de Vila Velha, E-mail: sandraaamaral@gmail.com

 

 


RESUMO

Este estudo tem por objetivo averiguar se a escola tem explorado o saber empreendedor de seus alunos, estabelecendo como base teórica Dolabela (2003), Fischer (1987), Ostrower (1983), Perrenoud (2002) e Pombo (2005). Parte-se do princípio que o saber empreendedor ultrapassa o domínio de conteúdos científicos, por estar relacionado à garantia do saber útil, que pressupõe a promoção de um ensino significativo, estimulador da ousadia, da criatividade e da perseverança. Defende-se que o espírito empreendedor é um potencial inerente a todo ser humano, já que está relacionado à capacidade de criar, de ter novas ideias e de gerar novos conhecimentos. Nesta perspectiva, para ser um empreendedor de sucesso, é preciso que o aluno seja capaz de traduzir o sonho em ação, de unir imaginação e determinação, de modo que a escola se apresenta como um dos primeiros passos para essa trajetória, pois como instituição formal de ensino, torna-se uma das responsáveis pelo desenvolvimento de atividades que estimulem a memória e o raciocínio, enfim, a escola apresenta-se como uma das possibilidades da materialização do espírito empreendedor, que é necessário, para que o sonho se transforme em algo concreto.

Palavras-chave: Saber Empreendedor. Conhecimento. Criatividade.


ABSTRACT

This study aims to determine if the school has explored the entrepreneur to know their students, setting as a theoretical basis Dolabela (2003), Fischer (1987), Ostrower (1983), Perrenoud (2002) and Pigeon (2005). It starts from the principle that knowledge entrepreneur goes beyond the field of scientific content, because it is related to the guarantee of knowledge that is useful, which involves the promotion of a meaningful education, stimulating the boldness, creativity and perseverance. Argues that entrepreneurship is a potential inherent in every human being, since it is related to the ability to create, to have new ideas and generate new knowledge. In this perspective, to be a successful entrepreneur, it is necessary that the student is able to translate the dream into action, to unite imagination and determination, so that the school presents itself as a first step for this path, because as a formal institution education, becomes one of those responsible for the development of activities that stimulate memory and reasoning, in short, the school presents itself as one of the possibilities of the materialization of entrepreneurial spirit that is necessary so that the dream is transformed into something concrete .

Keywords: Knowledge Entrepreneur. Knowledge. Creativity.


 

 

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