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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

População em situação de rua e o retorno à educação escolar: entre dificuldades e possibilidades

 

 

Sara Ferreira de Almeida

Mestranda em Educação (PPGE/UFSCar), especialista em Educação de Jovens e Adultos (NIASE/UFSCar); graduanda em Direito (UNICEP) e educadora social de rua do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Divisão de Políticas e Atendimento à População de Rua da Prefeitura Municipal de São Carlos (CREAS POP), E-mail: sarafalmeida@yahoo.com.br

 

 


RESUMO

Este trabalho apresenta reflexões oriundas de investigação realizada durante curso de especialização em educação, cujo objetivo foi identificar obstáculos enfrentados pela população em situação de rua de São Carlos/SP, frente às possibilidades de retorno e continuação de sua escolarização no âmbito do atendimento do CREAS POP, com vistas a contribuir na formulação de estratégias de superação de dificuldades que levam essa população a pensar o acesso à educação como privilégio de grupos restritos da sociedade e não como um direito humano. Para tanto, o estudo de caso fundamentou-se no referencial da Educação Popular, tendo como princípios metodológicos a dialogicidade e o convívio entre pesquisadora e sujeitos participantes da pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados foram: entrevistas, diário de campo e observação participante das aulas do MOVA que aconteceram no CREAS POP. A análise dos dados foi elaborada em diálogo com os participantes da pesquisa e culminou na organização de uma tabela esquemática contendo o que denominamos como "obstáculos para o retorno/continuação do processo de escolarização" e as "possibilidades de superação desses obstáculos". Os relatos dos participantes demonstram que são diversas as dificuldades enfrentadas por pessoas em situação de rua frente às possibilidades de retorno e continuação de sua escolarização, tais como: o fato de estar fora da escola há muito tempo pode favorecer a crença de que sabe menos por não possuir conhecimentos acadêmicos; estigma vivenciado cotidianamente por estar em situação de rua; não possuir condições materiais (roupas, material escolar etc) para estar em ambientes escolares; possível dependência química; dentre outros. Por sua vez, as possibilidades de superação vislumbradas também se apresentaram de forma diversificada e afirmaram a importância da própria população de rua ter, cada vez mais, voz ativa nos espaços de tomada de decisões políticas que dizem respeito a sua autonomia e emancipação, bem como poder contar com o apoio de pessoas que lhe incentivem a superar suas dificuldades e de instituições e serviços que possuem profissionais preparados para acolhê-los em sua diversidade, além do desenvolvimento de ações que favoreçam a criação de um novo olhar da sociedade para as pessoas que se encontram em situação de rua. 

Palavras-chave: População em Situação de Rua, Educação Popular, Dialogicidade.


ABSTRACT

This paper presents reflections derived from research conducted during the course of specialization in education, whose goal was to identify obstacles faced by the homeless population of São Carlos/SP, facing the possibility of return and continue his education under the care of CREAS POP, with a view to contributing towards the formulation of strategies to overcome difficulties that lead people to think that access to education as a privilege of limited groups of society and not as a human right. Thus, the case study was based on the reference of Popular Education, with the methodological principles the dialogue and coexistence between researcher and subjects in the research. The methodological procedures were adopted: interviews, notes in diary and participant observation of classes that have happened in the CREAS POP. Data analysis was developed in dialogue with research participants and culminated in a schematic table containing what we call "obstacles to the return/ continuation of the educational process" and the "possibilities of overcoming these obstacles". Reports from participants show that there are various difficulties faced by homeless population facing the possibility of return and continue their schooling, such as the fact of being out of school for too long time can encourage the belief that at least knows not have academic knowledge; stigma experienced daily by being on the streets, not possessing material conditions (clothes, school supplies, etc) to be in school environments, possible addiction, among others. In turn, the possibilities of overcoming glimpsed also performed in a diversified way and affirmed the importance of their own homeless population have, increasingly, voice in areas of policy-making concerning their independence and emancipation, as well as able to count on the support that will encourage people to overcome their difficulties and of institutions and services that have professional ready to welcome them in their diversity, beyond the development of actions that favor the creation of a new vision of society for people who are on the streets.

Keywords: Homeless People, Popular Education, Dialogue.


 

 

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