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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

As linhas do pensamento dos educadores sociais de rua sobre os desejos na convivência: uma pesquisa sociopoética

 

 

Shara Jane Holanda Costa Adad

Professora adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora em Educação, E-mail: shara_pi@hotmail.com

 

 


RESUMO

Este trabalho de pesquisa com os educadores de rua utilizei o método sociopoético, onde se produz conhecimentos com o corpo todo e em grupo. O grupo-pesquisador era constituído por mim (facilitadora) e por 14 educadores de rua (co-pesquisadores). O tema escolhido foi O desejo na convivência do grupo. A produção de dados deu-se nos interstícios das oficinas e com técnicas que utilizam múltiplas dimensões do saber humano, especialmente da arte, para potencializar a produção de conceitos, e tornar os co-pesquisadores não filósofos em filósofos. A análise destes conceitos me permitiu fazer algumas inferências sobre a estrutura do pensamento do grupo acerca do tema estudado. Essa estrutura apresenta os seus desejos em três dimensões, na convivência: na primeira dimensão os desejos se dão na convivência entre os educadores e os jovens; na segunda, entre eles mesmos, e na terceira, entre eles e as entidades que trabalham com as crianças e os jovens. Todas as dimensões dessa estrutura são perpassadas pela problemática da prática pedagógica. Essas dimensões são criações dos co-pesquisadores e constituem o pensamento do grupo, em sua multiplicidade, no momento das oficinas. São campos possíveis e co-existem. 

Palavras-chave: Educadores Sociais de Rua, Desejos, Convivência do Grupo, Sociopoética.


ABSTRACT

This thesis of researches with the street social educators research I used the sociopoetical method where it produces knowledge with the whole body and in group. The researcher group was constituting by me (official researcher) and 14 (fourteen) street social educators (co-researchers). The theme that they chose was the desire in the acquaintanceship in their own  group. The production of the datas happened in the workshops interstices and with techniques that using a lot of dimensions of the human being knowledge, specially art, to make easier the production of concepts and become the street social educators in philosophers. The analysis of these concepts permitted me to do some inferences about the group thinking structure concerning the studied theme. This structure shows their desires in three dimensions: in the first the desires happened in the acquaintanceship between the street social educators (S.S.E.) and the street young people (S.Y.P); in the second between themselves (S.S.E.) and the third dimension between the entities, where the street social educators have worked with children and young people, and them (S.S.E.). All the dimensions of this structure are passing by pedagogical practice problem and they are created by co-researchers,  constituting the thinking of the group in their multiplicity, in the workshops moment. They are possible fieldworks and can live together.

Keywords:  The Street Social Educators, Desire, Acquaintanceship in Their Own Group, Sociopoetical.


 

 

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