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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

O direito à educação sob a perspectiva da pedagogia social1

 

 

Sheila Agda Ribeiro da SilvaI; Roberto da SilvaII; Roseli Esquerdo LopesIII

IMestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: sagda_04@hotmail.com
IIProfessor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). E-mail: Kalil@usp.br
IIIProfessora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: relopes@power.ufscar.br/relopes@ufscar.com.br

 

 


RESUMO

O texto discorre sobre parte das anotações realizadas em sala de aula no decorrer da disciplina Direito à Educação sob a perspectiva da Pedagogia Social, ministrada pelo Prof. Dr. Roberto da Silva na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP e tem por objetivo explicitar os limites e possibilidades do Direito à Educação, problematizando a matriz familiar como fundamento da sociedade brasileira e defendendo o campo de atuação da Pedagogia Social a partir de seus fundamentos teóricos e metodológicos.

Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação. Direitos da Criança e do Adolescente. Direitos Humanos.


ABSTRACT

The text discusses some of the notes taken in class during the course right to education from the perspective of Social Pedagogy, taught by Professor. Dr. Roberto da Silva at the Faculty of Education, University of Sao Paulo - FEUSP and aims to clarify the limits and possibilities of the Right to Education, emphasizing the core family as the foundation of Brazilian society and defending the playing field of Social Pedagogy from their theoretical and methodological foundations.

Keywords: Social Pedagogy. Education. Child and Adolescent. Human Rights.


 

 

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1 Texto elaborado em forma de relatório para a Disciplina Direito à Educação sob a Perspectiva da Pedagogia Social, ministrada pelo Prof. Dr. Roberto da Silva no 1º semestre de 2011 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.