4, v.2O direito à educação sob a perspectiva da pedagogia socialFormação para o trabalho gentilmente priorizando a formação humana author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Distintas politicas socioeducativas: uma experiência em Portugal

 

 

Sílvia AzevedoI; Cláudia TeixeiraII; Arthur NetoIII

ISílvia Azevedo, Mestre em Pedagogia Social, pela Universidade Católica Portuguesa. Professora Auxiliar da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Coordenadora do 1 º Ciclo de Educação Social. Doutoranda em Educação, pela Universidade Portucalense, no Projeto de investigação EDUFOR. Autora do livro Técnicos Superiores de Educação Social – Necessidade e Pertinência de um Estatuto Profissional. Fronteira da Caos Editores. Porto. Coordenadora da Responsabilidade Social da Universidade Portucalense e do projeto "Integra". Formadora na área da Inclusão Social e Educação e Formação de Adultos (EFA) do Programa Operacional Potencial Humano, sazevedo@upt.pt
IICláudia Maria Amaral Teixeira, Doutora em Educação pela Universidade de Salamanca, Professora Auxiliar da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Formadora na área da inclusão social e EFA do Programa Operacional Potencial Humano. Investigadora na área de Educação de Adultos. Pós-doutoranda, atualmente a realizar um projeto de investigação sobre Espaços com dimensões educativas: Estudo comparativo entre Portugal e Angola. Coordenadora do Projeto de investigação EDUFOR na Universidade Portucalense, claudiat@upt.pt
IIIArthur Moreira da Silva Neto, Pedagogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutor em Educação pela Universidade Portucalense. Pós-graduado em Geriatria e Gerontologia pela Universidade de Aveiro e em Gerontologia Social pela Universidade Portucalense. Professor Auxiliar da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Um dos coordenadores do Mestrado em Gerontologia e Investigador na área da Gerontologia Socioeducativa. Tem orientado investigações de mestrado no âmbito da Gerontologia e das Ciências da Educação. Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do IESF, amsneto1@gmail.com

 

 


RESUMO

A atual explanação resulta de um doutoramento em Educação, pela Universidade Portucalense, de um estudo de caso, será evidenciada num contexto de pessoas sem-teto, da cidade do Porto, usuários da Associação CAIS. O campo de investigação desenvolve-se na Educação e Formação de Adultos, centrando-se na identificação e compreensão dos processos de aprendizagem e de integração socioprofissional dos denominados grupos de risco, que se encontram inseridos em Cursos de Formação e Educação de Adultos do Programa Novas Oportunidades (PNO), financiados pelo Programa Operacional Potencial Humano em Portugal, onde a educação social intervém comunitariamente, como praxis da pedagogia social, servindo de ferramenta complementar, como princípio para a inclusão dos grupos de risco social.

Palavras-chave: Educação. Pedagogia Social. Formação. Exclusão e Inclusão Social.


ABSTRACT

The current explanation results of a doctorate in education, from the University Portucalense, a case study, in the context of homeless people in the city of Porto, users of CAIS Association. The field of research develops in the Adult Education and Training, focusing on identifying and understanding the processes of learning and socio-professional integration of dubbed-risk groups, which are placed in Professional Training and Adult Education of the New program of Opportunities (PNO), funded by the Operational Program Human Potential in Portugal, where education is involved in community and social praxis of social pedagogy serving as a complementary tool, as a principle for the inclusion of social risk groups.

Keywords:  Education. Social Education. Training. Social Exclusion and Inclusion.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, J. F. PINTO, J. Madureira (1990) – A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Editora Presença. ISBN 972-23-1231-6.

AZEVEDO. S. (2010) – Técnicos Superiores de Educação Social: Necessidade e Pertinência de um Estatuto Profissional. Fronteira da Caos. Editores

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70.

BOGDAN, R.; BILKEN, Sari (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto. Porto Editora.

CANÁRIO, R. (2003). A aprendizagem ao longo da vida – analise crítica de um conceito de uma política, in CANÁRIO, Rui (org). Formações e Situações de Trabalho. Porto. Porto Editora.

CANÁRIO,R. (2003) "Exclusão social: um conceito pertinente? in CORREIA, J.A e MATOS,M (orgs.) Violência e Violências da e na Escola, Porto: Afrontamento, 91-93.

CARMO, H. & Ferreira, M. M. (1988). Metodologia da Investigação. Lisboa: Universidade Aberta.

COUTINHO, C. C. & Henrique, J. (2002). O estudo de caso na investigação em Tecnologia Educativa em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, 221-243.

DELOURS, J.(1998). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacinal sobre Educação para o século XXI. Lisboa: Edições ASA.

DEMO, P(1995) Metodologia científica em ciências sociais. 3a Ed., São Paulo, Atlas.

FINGER, M. (2005). A Educação de Adultos e o Futuro da Sociedade, in CANÁRIO, R e CABRITA, B. (org.) Educação

MENEZES, I.(2007). Intervenção Comunitária – Uma perspectiva Psicológica. Porto. Livpsic/Legis Editora.

MENEZES, I. (2009-10)."relação, colaboração, participação, enquanto  condimentos para pensar e fazer investigação – e a intervenção em contexto". Mestrado e Educação de Adultos, FPCEUP. Porto.

SILVA, G., Azeredo, J., & Pinto, V. Análise de um estudo de caso. Consultado em 16 de Maio de 2006 em http://www.jcpaiva.net/getfile.php?cwd=ensino/cadeiras/metodol/20052006/90dad/ffc43&f=d9a14

YIN, R. K. (1989). Case Study Research. Design and Methods. Sage Publications.

OUTRAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEFA (2000) Educação e formação de Adultos. Referencial de Competências-Chave. Documento de Trabalho – Volume I, Lisboa, ANEFA

ANTUNES, M. J. B. L., et al. (1985). Educação Recorrente para Adultos em Portugal. Relatório Final da Experiência Desenvolvida pela DGEA entre 1980 e 1984. Lisboa: MEC/DGEA.

BAPTISTA, I.(1998). ÉTICA E EDUCAÇÃO, Estatuto ético da relação educativa. Universidade Portucalense: Porto.

BELCHIOR, F. H. (1990), "Educação de Adultos e Educação Permanente, A realidade portuguesa",Lisboa, Livros Horizonte.

COLECTÂNEA DE ENSAIOS CAIS (2004). Sem-abrigo e Imigração. Olhares sobre a Realidade em Portugal. Lisboa: Climepsi, 1ª Ed.

COSTA, Alfredo Bruto da et al (1998). Pobreza e exclusão em Portugal: Área Metropolitana do Porto no âmbito da preparação do Plano Nacional do Desenvolvimento Económico e Social 2000-2006. Porto

CLAVEL, G.(2004). A Sociedade da Exclusão: Compreendê-la para dela sair. Porto: Porto Editora.

WEBGRAFIA

www.poph.pt

www.oei.es