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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

Formação para o trabalho gentilmente priorizando a formação humana

 

 

Suzana Silveira Almeida

Mestranda em "Educação, Cultura e Educação em Periferias Urbanas" pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista CAPES, E-mail: susanmeotti@yahoo.com.br

 

 


RESUMO

Na Educação Não-Formal atendendo ao apelo de suprir um déficit da escola, surgem Programas na linha de "treinar" jovens a se preparem para o mercado de trabalho, mas este discurso muitas vezes não ultrapassa a barreira do "treinar". No entanto, esta pesquisa tem como objetivo central descrever um dos Projetos desenvolvidos na perspectiva de "educar" jovens buscando uma preparação para a vida que inclui a inserção e sua manutenção no mercado de trabalho. Para isso, objetivamos promover uma reflexão sobre a importância do educador sensibilizar-se perante a urgência de desenvolver atividades interdisciplinares e dinâmicas visando gerirem estes "humanos" e para isto analisamos o Projeto "Gentileza gera gentileza"  construído com os jovens de 14 a 24 anos participantes do Programa "Aprendiz Legal", da Região dos Lagos de 2009 à 2011 vinculado à um projeto de Educação não formal, ministrado por uma Organização não governamental em parceria com uma Fundação, tendo como base o tripé procedimental, atitudinal e comportamental. Devido a pesquisa ser de cunho qualitativo com abordagem da pesquisa-ação que combina o material empírico advindo da inserção no campo (perpassando por conversas, entrevistas abertas, observações junto aos envolvidos e análises documental do projeto supracitado) também com as contribuições das pesquisas bibliográficas. Os referenciais que mais embasaram esta pesquisa foram: Alarcão (2003) que ressalta a importância do professor reflexivo; as diversas possibilidades metodológicas de Freinet analisados à luz dos estudos de Paiva (1997); e trabalho com Fernandes (2006; 2011) sobre educação não formal e principalmente Freire (1996) que enfatiza os valores humanos. A pesquisa evidenciou que cabe ao educador como o gestor responsável ser o mediador, facilitador, destes "humanos" através da organização de conteúdos e metodologias didáticas que podem e devem ser utilizados como instrumentos que potencializam a formação de cidadãos capazes de compreender e intervir na realidade a partir do diálogo, escuta, negociação, ética, responsabilidade e da criatividade, além de outras competências e habilidades baseados na relação de afetividade entre "aprendente-ensinante". Por tanto, privilegiamos a gentileza tanto na vida pessoal quanto no mundo do trabalho como significativo para "boas práticas" para além da sala de aula priorizando o protagonismo dos jovens com base na história do Profeta Gentileza articulado com a vida pessoal, social e especialmente com o mundo do trabalho.

Palavras-chave: Formação humana. Gentileza. Educação e trabalho.


ABSTRACT

In order to make up a deficiency existent at the school, Programs intended to "train" youngsters for the trade appear in non-formal education, but not often does this speech go beyond "training". Nonetheless, this research aims to describe one of the projects developed so as to "educate" youngsters, seeking preparation for life, which includes their start and management in the trade. To achieve that, our objective is to reflect on how important it is for educators to be sensitized by the urgent need to develop interdisciplinary and dynamic activities intended to manage these "human beings", and, in order to do that, we analyze the "Gentileza gera gentileza" Project, created with youngsters from 14 to 24 years of age who took part in the "Aprendiz Legal" Program, at Região dos Lagos, from 2009 to 2011, which is connected to a non-formal education project offered by a Non-governmental Organization, in association with a Foundation, based on procedures, attitudes and behaviors. As this research is qualitative, approaching the action research that combines the empirical material collected from field study (including conversations, open interviews, commentaries with the people involved, and document analysis of the aforementioned project) with contributions from the bibliographical research, the references that most guided this research were: Alarcão (2003), highlighting the importance of reflective teachers; Freinet's diverse methodological possibilities, analyzed in the light of Paiva's studies (1997); and Fernandes' work (2006 – 2011) on non-formal education, and especially Freire (1996), who emphasizes human values. This research presented evidences that educators must, as a responsible manager, be the mediator and facilitator for these "human beings", and they play their roles by organizing contents and didactic methodologies that can and must be used as instruments to enhance the education of citizens who are capable of understanding and intervening in their realities by means of dialogs, listening, negotiations, ethics, responsibility and creativity, as well as other competences and abilities based on the relationship between the learner and the teacher. Thus, we privilege gentleness, both in personal and professional lives, as a significant element for "good practices" beyond the classroom, prioritizing the participation of youngsters, based on the history of Profeta Gentileza and associated with the personal, social, and, especially, professional lives.

Keywords: Human formation. "Gentileza gera gentileza". Education and work.


 

 

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