4, v.2New public management und die konsequenzen für bildung und sozialesExperiências políticas da militância com a adolescência: responsabilidades do mundo adulto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





Congr. Intern. Pedagogia Social Jul. 2012

 

EJA: entre a reprodução e a educação popular

 

 

Vanessa Porfírio de Faria Elsas

Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado) da Universidade de São Paulo (USP), E-mail: vanessa.elsas@usp.br

 

 


RESUMO

A comunicação relaciona-se à pesquisa de mestrado "Trajetória de formação do Projeto CIEJA: o papel dos atores locais". Embora esteja em estágio inicial de desenvolvimento, a pesquisa já constata uma tensão entre políticas e visões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de São Paulo nas duas últimas décadas. A fim de desvelar essa tensão, procurou-se abordar os sentidos da educação que permeiam a oferta da EJA no Brasil, configurando-a enquanto lugar de disputa entre diferentes ideais e projetos de sociedade. Verifica-se que a elaboração das propostas educativas para jovens, adultos e idosos – marcados pela negação reiterada da realização de seus direitos – pode atrelar-se à ideologia hegemônica de educação ou contrapô-la. A depender das concepções em que elas se amparam, deparamo-nos com sua realização enquanto instrumento de reprodução da ordenação social existente ou de intervenção e transformação sobre ela. Enquanto as orientações neoliberais apontam reduzir os processos educativos ao controle social, submetendo-as às lógicas do mercado econômico, a Educação Popular, tal como se apresentara no pensamento e prática do professor Paulo Freire, aponta para a potência dos processos educativos como lugar de participação popular e desenvolvimento do espírito democrático. Considera-se que a EJA não se restringe à escolarização, mas engloba aprendizagens constituídas em diversos âmbitos da vida familiar e societária. Verifica-se, no entanto, que dentro ou fora da escola os sentidos com que é realizada podem determinar sua proximidade ou distanciamento do atendimento dos interesses e das condições dos educandos, como postula dispositivos legais. Desse modo, entre a conquista e a concretização do direito à educação para todos abre-se um largo terreno, em que projetos e programas diversificados e instáveis são permeados de interesses e visões de mundo muitas vezes díspares daquelas a quem se destinam. É nesse sentido que a participação popular pode fomentar e nortear o desenho das propostas educativas de maneira mais adequada e contínua. É também assim que essa participação pode promover a reflexão crítica sobre as funções sociais assumidas pela escola de jovens e adultos e recuperá-la enquanto palco de diálogo, de transmissão e construção coletiva dos saberes, pautado na cultura popular e experiência dos atores sociais a quem se dirige.

Palavras-chave: EJA. Educação Popular. Participação Popular.


ABSTRACT

This communication relates to the master's research, " CIEJA's Project formation trajectory: the role of local actors." Although in early stages of development, the research has identified a tension between different policies and views on the Youth and Adult Education (EJA) in São Paulo in the past two decades. In order to uncover this tension, we tried to approach the senses that underlie the provision of adult education in Brazil, setting it as a place of dispute between different ideals of education and society projects. The educational proposals for youth, adults and seniors - marked by repeated denial for their rights - could have followed the educational hegemonic ideology  or oppose her. Depending on the concepts in which they are based, we find its realization as an instrument for reproduction of the current social order or of its intervention and transformation. If the neoliberal guidelines have pointed to the reduce the educational processes as social control, subjecting them to the logic of market economy, Popular Education, as presented in Paulo Freire's thought and his practice, points to the power of educational processes as a place for the people's social participation and democratic spirit development. It is considered that the EJA doesn't mean only schooling, but also refers to knowledges built in various areas from family to community life. However, inside or outside school, the senses with which it is held may determine their proximity or distance from the students interests and conditions, as postulates the laws. Thereby, between conquest and realization of educations right, a large field has been open, in which diverse and unstable projects and programs are permeated with interests and conceptions often opposed to those whom they are intended. In this sense, popular participation could encourage and guide the educational proposals in a more adequate and continuous form, becoming not just education "for" the people, but "with" the people and "of" the people. That participation could also promote critical reflection on the social functions assumed by the school and retrieve it while the place of dialogue, transmission and collective construction of knowledge, based on popular culture and on social actors experience.

Keywords: Youth and Adult Education. Popular Education. Popular Participation.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

BIBLIOGRAFIA

ABBONÍZIO, A. C. O. Orientações da parceria entre poder público e organizações sociais no MOVA-SP. São Paulo/SP, 2007. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Considerações sobre a política da União para a educação de jovens e adultos analfabetos. Revista Brasileira de Educação n. 4 maio/ago. 1997

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394. 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

DELORS, J. et al. Educação, um tesouro a descobrir. Relatório da comissão internacional sobre educação para o século XXI. Brasília: Cortez, 1999.

DI PIERRO, M. C. Luta social e reconhecimento jurídico do Direito Humano dos jovens e adultos à educação. Educação. Santa Maria, v. 33, n. 3, p. 395-410, set./dez. 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992. 

              .  Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo.   

BARREYRO, Gladys Beatriz. O "Programa Alfabetização Solidária": terceirização no contexto da reforma do Estado. Educ. rev. [online]. 2010, n.38, pp. 175-191

BRANDÃO, C.R. Educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1984.

HADDAD, S. Novos Caminhos em educação de Jovens e Adultos – EJA: um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras. São Paulo: Global Editora, 2007.

______. Descentralização, focalização e parceria: uma análise das tendências nas políticas públicas de educação de jovens e adultos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.2, p.321-337, jul./dez. 2001

MARE. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Documento da Presidência da República: Câmara da Reforma do Estado. Versão 9.8.95. Brasília: 1995.

SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo,

SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 2001, EducAção Nº 01

SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 2001, EducAção Nº 02

SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO– SME. Traçando o perfil de alunos e professores da EJA. Coleção Uma nova EJA para São Paulo. Caderno 3. São Paulo: Divisão de Orientação Técnica da Educação de Jovens e Adultos – DOT/EJA e ONG Ação Educativa, 2004.